04 maio 2015

Gestores destacam troca de experiências como grande atrativo do Congemas

Mais de três mil pessoas participaram de plenárias, mesas redondas, minicursos durante o XVII Encontro Nacional do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas), em Fortaleza (CE). Além disso, elas tiraram suas dúvidas nos estandes do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). Para os participantes, o encontro foi uma oportunidade para troca de experiências e debate sobre os desafios da assistência social no Brasil.
A secretária de Ação Social do município de Engenheiro Coelho (SP), Ana Clara Antônio, e a coordenadora do Cras da cidade, Camila Caetano, contaram que, além das plenárias, o contato com outros municípios é uma experiência enriquecedora. “Limeira, por exemplo, nos chamou para um encontro com a Abigail Torres, do minicurso de fortalecimento de vínculos, e também a chamamos para dar uma capacitação em nossa cidade”, contou Camila, que participou do minicurso sobre Convivência e Fortalecimento de Vínculos no Suas, com a professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Abigail Torres, e a coordenadora de Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do MDS, Carolina Leal.
O fortalecimento de vínculos também foi o tema escolhido pela coordenadora de programas e projetos de Santo Antônio da Patrulha (RS), Monique Pudilchuk. “Vi as apresentações da premiação de Boas Práticas e fiquei muito interessada no que falaram sobre o fortalecimento de vínculos. As palestras foram essenciais; quero muito levar para a minha cidade”, contou.
Marilucia Rodrigues, secretária de Assistência Social de Cantá (RR), município com pouco mais de 15 mil habitantes, trabalha há 12 anos na área. Ela disse que a oportunidade “de estar próximo às pessoas que estudam e trabalham para a construção do Sistema Único de Assistência Social (Suas) é o que mais importa no Congemas”. “Tive a oportunidade de ir ao estande do MDS e tirar todas as dúvidas. Isso é essencial, pois, às vezes, Brasília parece tão longe pra gente, não só geograficamente”, contou Marilucia, já se preparando para tirar mais fotos com os palestrantes que passavam. 
Coordenadora do Fundo Municipal de Lagarto (SE), Monaliza Suzi Fraga Soares, acompanha sempre os encontros do colegiado e se empolga ao falar sobre os minicursos, em particular o de Planejamento e execução financeira e orçamentária, com Dulcelena Alves Vaz Martins, diretora executiva do Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS). “Ela é fantástica. Atende a todos com muita atenção. O curso me ajudou muito. A gente sai daqui com mais gás para continuar trabalhando”, destacou.
O presidente do Congemas, José Rodrigues Rocha Júnior, ressaltou o sucesso da 17ª edição do encontro com o alto comparecimento dos trabalhadores de assistência social. Para ele, essa é a oportunidade dos gestores encontrarem de forma integrada todos os responsáveis pela consolidação do Suas. Para os próximos anos, o fortalecimento do sistema é a grande agenda, com atenção voltada para a capacitação dos equipamentos e gestores. “Queremos prospectar o que desejamos para o próximos 10 anos, enquanto governos, sociedade civil organizada e população. Precisamos ampliar os nossos compromissos, dos três entes federados, rever pactuações para dar continuidade aos serviços do Suas mesmo em momento difíceis como esse”, completou.




Fonte: MDS