06 junho 2016

Lafaiete recebe reconhecimento do Programa Prefeito Amigo da Criança - gestão 2013/2016

As ações voltadas ao bem estar e qualidade de vida, saúde e educação de crianças e adolescentes realizadas pela Prefeitura Municipal de Conselheiro Lafaiete, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, receberam o reconhecimento da Fundação Abrinq, que confirmou a outorga do título ‘Prefeito Amigo da Criança’ ao prefeito Ivar de Almeida Cerqueira Neto.
De 1543 municípios brasileiros que se comprometeram com o Programa Prefeito Amigo da Criança’ a priorizar as crianças e adolescentes em suas políticas públicas – na gestão de 2013 – 2016, apenas 102 municípios foram premiados. Lafaiete está entre eles.
Ao final de cada gestão do Programa Prefeito Amigo da Criança são reconhecidos os Gestores Municipais que investiram em ações voltadas à melhoria das condições de vida das crianças e dos adolescentes.
Apresentação de levantamento sobre a situação das crianças e adolescentes no município em 09 de setembro de 2014
O Programa ‘Prefeito Amigo da Criança’ é ligado à Fundação Abrinq – Save the Children, e tem como missão a promoção dos direitos e o exercício da cidadania de crianças e adolescente, cujo objetivo é fomentado pela Constituição Federal e referendado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente. O prêmio mobiliza os prefeitos para que se comprometam a desenvolver políticas públicas nas áreas da saúde, educação, proteção e garantam recursos no orçamento para assegurar os direitos e melhorar as condições de vida das crianças e adolescentes do município.
Apresentação do Plano Municipal Decenal para Infância e Adolescência em audiência pública na Câmara Municipal dia 03 de novembro de 2014
Criado em 1996, o Programa Prefeito Amigo da Criança busca comprometer o poder público municipal a implementar políticas públicas que garantam os direitos de crianças e adolescentes, com o objetivo de contribuir para que as gestões avancem efetivamente. A cada edição, os gestores municipais são chamados a elaborar, de forma participativa e integrada, o diagnóstico da situação da infância e da adolescência e construir uma visão de futuro, estabelecendo metas e um plano de ação com as prioridades para os quatro anos de sua gestão. 
A secretária municipal de Desenvolvimento Social, Zilda Helena dos Santos Vieira destacou algumas das ações da atual administração como a realização do aprimoramento de medidas socioeducativas, a Conferência Municipal com o acolhimento das demandas das entidades assistenciais ligadas ao público-alvo e a elaboração do plano decenal. Outra ação é a implantação do programa Família Acolhedora, que consiste no cadastro de famílias interessadas no acolhimento temporário de crianças e adolescentes afastados do convívio familiar, por medida de segurança e proteção, em função de abandono ou pelo fato de a família se encontrar temporariamente impossibilitada de cumprir suas funções de cuidado e proteção. 
Zilda Helena explicou ainda que a participação do prefeito Dr. Ivar foi fundamental para o cumprimento das metas do programa. “O passo mais importante dele foi a assinatura do compromisso com o programa, que permitiu a participação de Lafaiete. O prefeito também deu a secretaria autonomia para a realização das politicas públicas em prol da criança e do adolescente. Com isso foi possível cumprir o compromisso firmado com Fundação Abrinq. Que o Deus da Vida nos ilumine e nos dê força para continuarmos neste caminho na construção de uma sociedade mais justa e igualitária, rumo ao bem viver”. Finalizou Zilda Helena. 
Para o prefeito Dr. Ivar a premiação significa o reconhecimento da seriedade e do cumprimento da justiça social em prol da criança e do adolescente. Segundo o prefeito foi montada uma equipe multidisciplinar composta por membros da Secretaria de Desenvolvimento Social e da sociedade no qual foram traçadas metas visando à melhoria da qualidade da criança e do adolescente no município. “É motivo de alegria receber essa premiação porque é uma das nossas bandeiras melhorar a vida das pessoas e principalmente das crianças que são o futuro de todos nós. O prêmio é um símbolo e a ação é que realmente nos deixa feliz. A felicidade é plena quanto ao objetivo alcançando melhoramos a vida das crianças e adolescentes no nosso município”, disse Dr. Ivar, agradecendo o empenho de todos integrantes da comissão que atuou levando o município a este reconhecimento nacional.
A seleção é realizada a partir da análise de projetos desenvolvidos nas áreas de assistência social, saúde, educação, finanças, desenvolvimento econômico, saneamento básico e ainda apoio a trabalhos desenvolvidos por Organizações Não Governamentais, entre outros.
A Fundação Abrinq parabeniza o município de Lafaiete como um dos 102 municípios que melhoraram a vida de crianças e adolescentes no decorrer da gestão 2013-2016.
O evento de premiação que será realizado em Brasília, no dia 22 de junho de 2016 das 11h30 às 17h30, na Câmara dos Deputados – Auditório Nereu Ramos (Palácio do Congresso Nacional – Praça dos Três Poderes – Anexo II – Brasília/DF).

Reuniões pontuais da equipe, com a coordenação da secretária Zilda Helena e participação do governo e sociedade civil, contribuíram para sucesso do Programa
Reunião do Programa Prefeito Amigo da Criança em 11 de dezembro de 2013
Reunião do Programa Prefeito Amigo da Criança em 19 de agosto de 2014

Apuração do Orçamento da Criança e Adolescente em 22 de setembro de 2015 

Reunião do Programa Prefeito Amigo da Criança em 02 de março de 2016