27 maio 2017

X Encontro Nacional de Vigilância Socioassistencial

A Secretaria de Desenvolvimento Social foi representada no Encontro com a participação da Secretária, Magna Cupertino, o Gerente de Promoção Humana, Vagner Valentino e a Coordenadora do Setor de Vigilância Socioassistência Social, Josyane Silva.
A utilização do Cadastro Único como ferramenta para subsidiar a construção do Diagnóstico Socioterritorial no Sistema Único de Assistência Social (Suas) foi tema do X Encontro Nacional de Vigilância Socioassistencial. Promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA), o evento foi realizado em Brasília, com a participação de mais de 350 pessoas, entre técnicos, gestores e conselheiros da assistência social, além de professores e pesquisadores. 
O secretário adjunto de Assistência Social do MDSA, Antônio Henriques, explica que o encontro serve para debater a implementação da vigilância socioassistencial em todo o território nacional. “Hoje já temos 2/3 dos municípios operando o serviço. Mas temos muito que avançar, uma vez que a vigilância é a ferramenta que nos dá as informações necessárias para tomarmos decisões sobre serviços e recursos a serem alocados”. No evento, foi feito o planejamento das ações a serem implementadas nos municípios.
A Vigilância Socioassistencial é uma área vinculada à gestão do Suas com o objetivo de produzir e sistematizar informações sobre as situações de vulnerabilidade e risco que incidem sobre as famílias e os indivíduos. Também são levadas em consideração as características e distribuição da rede socioassistencial. Esses dados subsidiam o planejamento, supervisão e execução dos serviços da assistência social.
Josyane, Magna e Vagner no Encontro
Informação qualificada –  Para o diretor de Condicionalidades do MDSA, Eduardo Pereira, o Cadastro Único é um instrumento fundamental para fazer a identificação e a caracterização das populações-alvo da política de assistência social. “É importante que a gente tenha à disposição as informações que o cadastro oferece para que a possamos consolidar os serviços e aprimorar as ações da política”, reforçou.

Já o presidente do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), Fábio Bruni, disse que o monitoramento é uma prática que deve ser constante. “Sem a informação não é possível trabalhar. A informação qualificada é uma estratégia de ação e passou a ser a principal ferramenta do controle social”.

Qualificação – Ao participar do encontro, a secretária adjunta de Assistência Social do município paraense de Barcarena, Odete Pantoja, falou sobre a oportunidade de qualificar a equipe técnica que realiza o atendimento ao cidadão. “Essa troca de experiências é primordial para levar conhecimento para o nossa região. Isso nos permite fazer diagnósticos mais precisos e, assim, investir em campanhas e programas sociais", destacou.
Experiências bem sucedidas de vários municípios foram expostas e premiadas.

Vídeo da abertura
Mesa 1: Vigilância Socioassistencial e Cadastro Único - Uma conexão Necessária – Vídeo | Apresentações
Mesa 2: Informação, Planejamento e Gestão no SUAS – Apresentação
Mesa 3: Análise da Política de Assistência Social a partir das Principais Fontes de Dados do SUAS – Apresentação
Mesa 4: Cobertura e Qualidade nos Serviços de Proteção Social Básica – Apresentação
Mesa 7: Qualidade e Efetividade do SUAS na Perspectiva dos Usuários – Apresentação
Mesa 10: Trabalho Social com Famílias e Benefícios – Apresentação
Mesa 13: Construção de Cenários Futuros para a Proteção Social - Prospectiva y sus Herramientas – Apresentação [ATUALIZADO EM 30/05/2017]

Publicações

Capacitação sobre Diagnóstico Socioterritorial – 2017