quarta-feira, 13 de setembro de 2017

Programa ID Jovem garante meia-entrada e gratuidade em viagens a jovens de baixa renda

A Identidade Jovem ou ID Jovem é um documento que possibilita acesso aos jovens entre 15 e 29 anos benefícios de meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos e também a vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual, conforme disposto no Decreto Federal 8.537/2015.

Cultura Lazer e Esporte – Com a ID Jovem fica assegurado o pagamento de meia-entrada (50% do valor cobrado no ingresso ao público em geral) em eventos artístico-culturais e esportivos.
Transporte – São reservadas por viagem, duas vagas gratuitas em cada ônibus, trem e embarcação do serviço convencional de transporte interestadual de passageiros​. Depois de esgotadas as vagas gratuitas, são reservadas mais duas vagas com desconto de 50%, no mínimo, no valor das passagens.
Obs: O transporte tem que ser interestadual, ou seja, entre estados diferentes. Não vale para deslocamentos entre municípios ou dentro do município.
A quem se destina?
A ID Jovem é destinada às pessoas com idade entre 15 e 29 anos, pertencentes à família com renda mensal de até dois salários mínimos e inscritos no Cadastro Único do Governo Federal, com informações atualizadas há pelo menos 24 meses.
Como emitir a Id Jovem?
Pela Internet – Com seu NIS (Número de Identificação Social), acesse o site da ID Jovem (www.caixa.gov.br/idjovem), preencha os dados que forem solicitados e gere seu cartão. Para utilizar, imprima a imagem do cartão e a apresente no momento da aquisição do bilhete ou ingresso acompanhada de documento oficial com foto.
Pelo Aplicativo para smartphones – Basta fazer o download do APP da ID Jovem, disponível nos sites da Caixa (www.caixa.gov.br/idjovem), no Google Play, na App Store e na Windows Store, preencher o seu NIS e os dados cadastrais solicitados e gerar o cartão virtual da ID Jovem. Não é necessário imprimir, apenas apresente a imagem do cartão dentro da validade na tela de seu celular no momento da aquisição do bilhete ou ingresso acompanhada de documento oficial com foto.
Mais informações: Setor Cadastramento Único - Rua Rodrigues Maia, 490, Angélica (Próximo a Delegacia) -Telefone: 3769-8119