29 julho 2019

Representantes da Economia Solidária participam da IX Festa das Sementes Orgânicas e Biodinâmicas do Sul de Minas Gerais.

Tipos de sementes
No dia 27/07/2019, na sede da Comunidade Luz Figueira, localizada na cidade de Carmo da Cachoeira,  aconteceu a  IX Festa das Sementes Orgânicas e Biodinâmicas do Sul de Minas Gerais.  
A assistente social Fabiana Patrícia Natividade e a líder comunitária do bairro JK, senhora Márcia Helena da Silva, representantes da Economia Solidária de Conselheiro Lafaiete, e a assistente social do CRAS Dom Oscar e representante governamental do Conselho de Segurança Alimentar do município de Congonhas, senhora Adria Ferraz da Silva participaram deste evento.


 
Coral da Comunidade Luz Figueira
Após as inscrições, a abertura do evento foi feita pelo Coral da Comunidade Luz-Figueira que emocionou todos os participantes. Logo após a abertura, ainda no período da manhã,  foram ministradas simultaneamente doze (12) oficinas: Agricultura Astronômica; Agricultura Sintrópica; Sementes e Espiritualidade; Produção de sementes e melhoramento participativo de hortaliças: espiritualidade, liberdade e autonomia para os agricultores; A importância das sementes crioulas nos povos indígenas; A Semente e a Agricultura Biodinâmica; A Agricultura Natural; Manejo ecológico do solo; Como montar uma agroindústria artesanal de alimentos; Caldas e compostos orgânicos; O potencial dos SPGs para a produção, preservação e multiplicação de sementes; Mulheres, sementes e soberania.
Flora Aparecida de Teixeira Castro - EMATER de Lavras
A assistente social Fabiana Natividade participou da oficina “Como montar uma agroindústria artesanal de alimentos” com a Coordenadora Técnica Regional da EMATER – MG de Lavras, senhora Flora Aparecida de Teixeira Castro. A liderança Márcia Helena participou da oficina “Agricultura Sintrópica” e a assistente social Adria Ferraz  participou da oficina “Sementes e Espiritualidade ”.
Durante a manhã as participantes,  tiveram também a oportunidade de visitar as áreas de agricultura sustentável da Comunidade Luz Figueira.  À tarde, todos se locomoveram para a região central de Carmo da Cachoeira, onde foi promovida pelos organizadores uma feira de doação e troca de sementes. 

Márcia Helena e Adria Ferraz

Fabiana Natividade e Márcia Helena
A participação de representantes de Conselheiro Lafaiete e Congonhas, fortalece a parceria entre estes municípios que compõem o Micro Fórum de Economia Solidária de Conselheiro Lafaiete. Nesta festa, tiveram mais uma oportunidade de viverem os princípios da Economia Solidária, conhecerem pessoas que praticam a agroecologia, que produzem alimentos orgânicos e preservam as sementes crioulas ( pessoas chamadas de guardiões e guardiãs de sementes crioulas). Uma festa que congregou pessoas e coletivos que vêm resgatando e preservando sementes, saberes e práticas agroecológicas.









Nenhum comentário:

Postar um comentário