08 julho 2021

Centro POP auxilia vacinação da população em situação de rua contra a covid-19


No período do inverno o Centro POP intensifica as abordagens para identificar demandas urgentes e dar maior apoio a população em situação de rua. Os encaminhamentos são de acordo com a necessidade de cada caso e a política de assistência social municipal desenvolve, através do serviço,  ações em favor deste público, durante todo o ano inclusive. Importante destacar que o município conta também com pessoas da sociedade que, periodicamente, apoiam a população em situação de rua.

Atualmente, 35 pessoas em média, estão em situação de rua, porém este número é modificado a todo o momento, pois esta população tem o hábito de migrar para outros municípios constantemente.

Nos dias 01 e 02 de julho/2021, começou a vacinação da população em situação de rua contra a COVID-19 no município. A ação foi realizada em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde, a partir de um cadastro do Centro POP e Serviço de abordagem Social de rua. A vacinação aconteceu nos pontos de maior aglomeração desta população e esta estratégia será repetida durante o mês até que todos recebam a vacina. Até o momento, 15 pessoas em situação de rua tinham sido vacinadas.

Serviços oferecidos

Estão sendo oferecidos os seguintes serviços envolvendo Centro POP e Serviço de Abordagem Social:

Ø Atendimentos psicossociais;

Ø Abordagens periódicas por toda a cidade;

Ø Buscas familiares;

Ø Encaminhamentos para os serviços de saúde (Pronto Socorro e CAPS);

Ø Encaminhamentos para emissão de documentos;

Ø Lanche;

Ø Encaminhamento para tratamento dentário;

Ø Concessão de aluguel social em caráter emergencial (idosos e deficientes em situação de rua);

Ø Encaminhamentos para concessão do BPC;

Ø Emissão de passagens;

Ø Articulação constante com o SAMU e Bombeiros para encaminhamentos emergenciais;

Ø Encaminhamentos para tratamento de dependência química;

Como ajudar o morador de rua

Ø Dê orientações simples e claras, sempre direcionando para o serviço especializado de atendimento a população em situação de rua conhecido como Centro POP, LOCALIZADO à Avenida Prefeito Telésforo Cândido de Rezende, 87 – Centro – Fone (31) 3769-9051.

Ø Não dê abertura ao julgamento de valores, pois a população em situação de rua se movimenta de acordo com suas necessidades de visibilidade e segurança.

Ø Pense em processos educativos. Conheça, participe, doe para instituições especializadas em auxiliar moradores de rua ou órgãos competentes especializados.

Ø Pense em alternativas de trabalho digno e que atendam a realidade de cada pessoa.

Ø Em casos de perceber a necessidade emergencial de atendimento dos serviços de saúde, ligue para órgãos competentes como SAMU(192) e/ou Corpo de Bombeiros(193).

Ø Em casos de presenciar agressões ao morador de rua, faça denúncia ao Disque Direito Humanos (DISK 100).

Ø Em casos de delitos cometidos por morador de rua contra os próprios colegas ou demais pessoa acione órgãos de segurança pública e siga as orientações deste serviço.

Ø Quando realizar doações diretas ao morador de rua para as demandas de subsistência mais imediatas como por exemplo (lanche, almoço, vestimentas, cobertor), pergunte antes sobre a necessidade, para que sua doação faça sentido para ele. Não fique indignado caso ele não receba sua doação, assim você poderá direcioná-la para outra pessoa.

Em Conselheiro Lafaiete MG, indique a procurar os serviços do Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua e Serviço Especializado de Abordagem Social, conhecido como Centro POP.

Avenida Prefeito Telésforo Cândido de Rezende, 87 – Centro – Fone (31) 3769-9051.

Nenhum comentário:

Postar um comentário