O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD), e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), convidam a população lafaietense para participar da 2ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência com o tema: Construindo um Brasil mais inclusivo. A conferência tem por objetivo discutir propostas que garantam a inclusão e acessibilidade para as pessoas com Deficiência. Assim sendo, nos 5 eixos temáticos serão discutidas e formuladas propostas para serem encaminhadas para os três entes federados: Municipal, Estadual e Federal. 
Sua participação é muito importante!
A 2ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência atende a convocação feita pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, através da Portaria 217 de 10/04/2023, seguindo o Caderno de orientações do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência  (CONADE). 
As entidades que atuam na Política Municipal da Pessoa com Deficiência e o Centro de Convivência para Adultos Especiais (CCAE), estão promovendo as pré-conferências, durante o mês de setembro. As pré-conferências são importantes instrumentos de articulação comunitária para fortalecer a participação popular na Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência  de Lafaiete.

As inscrições foram realizadas no período de 22 a 30 de setembro e 127 pessoas se inscreveram.

PROGRAMAÇÃO👩🏻‍🦯
13h00 – Recepção e Credenciamento
13h30 – Abertura oficial com presença das autoridades
13h50 – Apresentação CCAE
14h00 – Apresentação cultural
14h05 - Leitura do regimento interno
14h30 – Palestra magna com Denília Andrade Teixeira dos Santos
(Possui graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário UNI-BH(1999), Doutorado (2021) e Mestrado (2012) em Educação pela PUC-MG, especialização em Educação Inclusiva pela UEMG (2009), especialização em Educação Matemática pelo IFMG/OP (2016), especialização em Gênero e Diversidade na Escola pela FAFICH/UFMG (2016). Com atuação na docência dos anos iniciais do Ensino Fundamental na rede de Educação Pública desde 1995, tem como foco o processo ensino-aprendizagem no ciclo da alfabetização. Atuou como pedagoga na rede pública estadual, além de atuar em gestão pedagógica, junto à escolas de Ensino Fundamental na Gerência de Educação da regional Nordeste, no Município de Belo Horizonte (2012-2015). Apresenta experiência na docência superior em cursos de graduação e pós-graduação, no departamento de Educação e de Psicologia da PUC/MG, com ênfase no processo de alfabetização e letramento (2013-2016). Atuou de 2013 a 2015, pela PBH/SMED, como Orientadora de Estudos do PNAIC/MEC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa). Desde 2016 vem atuando como docente no Instituto Federal de Ciências e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG), nos cursos de Licenciatura em Matemática (São João Evangelista) e Pedagogia (Ouro Branco), com disciplinas voltadas para a formação didático-pedagógica de docentes para atuar na educação infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental.)
15h10 - Intervalo - coffee break
15h30 – Exposição dos trabalhos em grupo com escolha dos Eixos Temáticos
15h40 – Início dos trabalhos em grupo
16h15 – Relato dos grupos de trabalho e escolha dos delegados para a Conferência Estadual
17h00 – Encerramento