Prestação de contas

 
Vigilância socioassistêncial: Monitoramento e avaliação
Para atingir metas e objetivos da política municipal e gestão do SUAS a Secretaria de Desenvolvimento Social se baseia em instrumentos de gestão como: Plano Municipal de Assistência Social, Plano Plurianual, Deliberações das conferências, Pacto de Aprimoramento do SUAS, Plano de Ação do MDSA e Plano de Serviço da SEDESE, além de sistemas informatizados da rede sagsuas (municipal), simsuas(estadual) e redesuas (federal).
Algumas dessas metas estão nos planos de pactuação de serviços celebrados entre os entes federados, conforme execução física abaixo.
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Fonte: RAM/Sagsuas – RMA e RI, Sisc, Demonstrativo, Plano de ação, Caderno orientações/MDSA - Plano de serviço/SEDESE - 10/11/2016


Gestão administrativa: recursos humanos
A Secretaria de Desenvolvimento Social conta nesta data com 148 colaboradores das mais diversas áreas de atuação e formação que prestam diariamente serviços nos programas e projetos sociais direcionados aos usuários da Política Municipal de Assistência Social.




Fonte: Rede de sistemas Sagsuas - 10/11/16

Gestão financeira: Recursos financeiros
A Política de Assistência Social segundo a LOAS, é descentralizada e participativa, ou seja, os três entes federados: União, Estados e Municípios devem confinanciá-la de forma que os serviços, programas e benefícios sociais sejam destinados aos que deles necessitam.

Recurso executado por ente e ano

Recurso estadual e federal recebido por ano

Recurso recebido X executado de 2013 a 2015

Fonte: Sistema Contas FMAS/Sagsuas - Demonstrativo/MDSA - Contabilidade/PMCL - 10/11/16


Principais ações registradas no blog por ano
http://sociallafaiete.blogspot.com.br/2013/12/retrospectiva-mostra-principais-acoes.htmlhttp://sociallafaiete.blogspot.com.br/2014/12/retrospectiva-mostra-principais-acoes.html


https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg39ZoEkkX0WJiPJNWUlC0PdvTK7ivMzVoohBLwTc3aOiaPeqv1AbRzDqhoXkewyFd9AnFUz4-11F8LqYxWBXABA2CCTMKi7tE5V9KZQ2QENLkDd3-uqrb_q6EgH1QpbzBN5qGmpz0lPSU/s1600/retrospectiva-2015-logo.pnghttp://sociallafaiete.blogspot.com.br/2016/09/retrospectiva-mostra-principais-acoes.html



Outras ações 2013 a 2016
*Implementação dos programas do Plano Plurianual 2014 a 2017  participativo;

*Acompanhamento do Orçamento municipal destinado a área da criança e adolescente;

*Participação no Projeto ECA na Escola;

*Valorização do Cadastramento Único, como realmente a porta de entrada dos benefícios eventuais de forma especial o Programa Bolsa Família;

*Atividades realizadas nos CRAS: PAIF (Programa de Atenção Integral à Família), SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos) com oficinas diversas (poesia social, música, violão, dança biodança, memória, alimentação alternativa, reciclagem, mosaico) e atendimento à pessoa com deficiência e idoso em domicílio;

* Busca de recursos financeiros para construção de três CRAS, nos bairros: Barreira, Vila Resende e São João/Linhazinha, de acordo com as exigências do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome;

* Busca de recursos financeiros para a implantação de mais três CRAS, nos bairros: JK, Paulo VI e Alto da Vista Alegre ou São Dimas, de acordo com deliberações das três últimas Conferências Municipais de Assistência Social;

* Contratação de digitadores objetivando aumento da  pontuação em condicionalidades exigidas pelo Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome-MDS e Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social-SEDESE;

* Implementação do Setor de Segurança Alimentar e Nutricional, onde já houve o aumento da fabricação do leite de soja para 450 litros por dia;

* Investimento na melhoria do atendimento nos equipamentos sociais, exemplificando o Centro de Referência do Idoso que retornou para a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. Foi implantamos oficinas: biodança e memória, dança e poesia social e Centro de Convivência de Adultos Especiais, com oficinas;

*Equipe completa nos CRAS, Centro de Referência e Assistência Social, CREAS, Centro de Referência Especializado de Assistência Social, e demais Setores da SMDS com efetivação de servidores concursados;

*As medidas Socioeducativas para os adolescentes em conflito com a lei, estão sendo executadas com sucesso, ressaltando a implementação da Liberdade Assistida-LA, diminuindo significativamente o número de inadimplência dos adolescentes que não cumprem as medidas e implantação de oficinas no CREAS;

* No Centro de Convivência de Adultos Especiais, ampliação da equipe e aumento do número de participantes, com o resgate do objetivo do Centro que é Convivência;

*Implementação do Serviço Família Acolhedora, que é uma alternativa ao invés da criança ou adolescente ir para o acolhimento institucional poderá ir para uma família temporariamente até que se resolva sua situação;

*Implementação dos Serviços para a população de rua: Abordagem Social, Centro POP e Casa de Passagem, destacando que neste local eles podem guardar seus pertences, lavar suas roupas, receber alimentação e banho, bem como encaminhamento a rede socioassistencial;

*Ainda atendimento ao migrante com oferecimento de banho, alimentação e passagem;

*Implementação da Vigilância Socioassistencial, é o serviço de inteligência da Secretaria, que tem como característica analisar as informações das ofertas dos serviços à população e se estes serviços estão melhorando a vida das pessoas;

* Manutenção dos Conselhos Municipais, sendo que na SMDS já conta-se com onze Conselhos implantados e em fase de discussão a mudança  do Conselho de Promoção da Igualdade Racial da Secretaria da Cultura para Secretaria de Desenvolvimento Social.

*Resgate da finalidade da Casa dos Conselhos, que além de ser coordenada pela Secretaria e pelos presidentes e presidentas dos Conselhos, para atender apenas os conselhos municipais;

* Destinação de servidora efetiva do município para secretaria executiva do Conselho Municipal de Assistência Social;

*investimento em capacitações internas e externas; Capacitação permanente – PROCAP;

*Parcerias com entidades não governamentais, em especial de alta complexidade de atendimento à criança, adolescente e idoso, mediante convênios;

* Diálogo permanente com a rede sócio assistencial, bem como Poder Judiciário e Ministério Público, em especial com a área da infância e juventude;

*Elaboração dos Planos: Decenal dos Direitos da Criança e do Adolescente e Decenal de Segurança Alimentar e Nutricional e execução das ações destes. Em fase de construção os Planos de Assistência Social, dos Direitos da Mulher e Habitação;

*Realização das Conferências Municipais e algumas Regionais: Criança e Adolescente, Idoso, Mulher, Pessoa com Deficiência, Segurança Alimentar e Nutricional, LGBT, Assistência Social e participação nos demais âmbitos federados e encaminhamento das deliberações das referidas conferências;

*Premiação no Programa Prefeito Amigo da Criança – gestão 2013-2016, proposto pela Fundação ABRINQ. O programa tem o como objetivo a implementação das Políticas Públicas para a criança e o adolescente, em conformidade com o Estatuto da Criança e do Adolescente e encaminhamento de ações;

*Realização de atividades no dia da Família, 15 de maio, onde levamos todos os serviços da SMDS para a praça e dos nossos parceiros da rede sócio assistencial e demais datas relacionadas aos direitos humanos, exemplificando: dia dos direitos dos idosos, dos direitos da mulher e outros;

*Inclusão do preso no mercado de trabalho através do SINE;

* Capacitação do trabalhador através do Pronatec;

*Implantação e implementação da Economia Solidária, com a realização da 1ª Feira Regional do Campo das Vertentes no município;


*Mudança da sede da Secretaria, do Setor de Emprego, Trabalho e Renda e Cadastramento Único – CadÚnico para o prédio dr. Dimas Pena, objetivando maior acessibilidade, acolhimento; e economia financeira;

*Ampliação da equipe técnica da Secretaria; - SMDS;

*Apoio administrativo ao Conselho Tutelar com sua equipagem (dois veículos, computadores, impressora e geladeira novos), instalação do sistema SIPIA e remanejamento de servidores;

*Implementação do Programa Moradia Digna em conjunto com Departamento Municipal de Habitação da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos;

*Atendimento dos Benefícios Eventuais: alimentação, funeral, documentos, aluguel social, Passe Livre e orientações para BPC, Benefício de Prestação Continuada;

* Implementação do atendimento dos direitos  da mulher mediante equipe do CREAS, Centro de Referência Especializado de Assistência Social e criança e adolescente vítima de violência.