Serviço Família Acolhedora

Famílias Acolhedoras são aquelas que aceitam acolher, em seus próprios lares, crianças e adolescentes afastados temporariamente de seu meio familiar. A família de acolhimento possibilita a continuidade da socialização da criança ou adolescente até que seja possível o retorno à família de origem ou, em último caso, encaminhamento para adoção.
Quem pode participar?
Qualquer casal ou pessoa solteira pode se cadastrar para participar do Serviço. Uma vez selecionados, receberão capacitação para acolher a criança ou adolescente e acompanhamento contínuo pela equipe técnica do Serviço. O fundamental é ter disposição afetiva e emocional para participar do cuidado e proteção de uma pessoa em pleno desenvolvimento.

Quem são as crianças ou adolescentes acolhidos?
Crianças e adolescentes de 0 a 18 anos, que estão em medida protetiva. O serviço de acolhimento é especialmente adequado ao atendimento de crianças e adolescentes com possibilidade de retorno à família de origem e também de crianças pequenas que vivenciam violações de direitos.

Acolher não é adotar
O Serviço Família Acolhedora é um serviço de acolhimento provisório que não deve ser confundido com a adoção. É importante estar ciente de que a adoção é uma medida excepcional que segue trâmites legais próprios e não privilegia a Família Acolhedora.

Quanto tempo dura o acolhimento?
Este tipo de acolhimento é feito por meio de um termo de guarda provisória emitido pela autoridade judiciária para a família previamente cadastrada no serviço. O tempo de acolhimento pode variar de poucos dias até o prazo máximo de dois anos.





Documentos
Caderno de orientações técnicas servicos de alcolhimento para crianças e adolescentes 

Contato
📍Endereço: Rua Rodrigues Maia, 490, Angélica
📞Telefone: 31 99239-6681
📧Email: familiaacolhedora@conselheirolafaiete.mg.gov.br
💻Mais notícias do Serviço Família Acolhedora