22 junho 2012

Gestão do CadÚnico


O setor  Programa Bolsa Família realiza a gestão do CadÚnico, que é o banco de dados para programas sociais, ou seja, local onde estão  armazenadas as informações da população considerada de baixa renda:  renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa ou renda mensal total de até três salários mínimos.
O Cadastro Único permite conhecer a realidade socioeconômica dessas famílias, trazendo informações de todo o núcleo familiar, das características do domicílio, das formas de acesso a serviços públicos essenciais e, também, dados de cada um dos componentes da família.
Como a estratégia do governo é direcionar ações para as pessoas cadastradas no CadÚnico fornecendo diversos benefícios como: bolsa família, desconto em contas de água, luz e telefone e Correios e Telégrafos, isenção de taxas em concursos públicos e prioridade em cursos de qualificação profissional, a exemplo do Pronatec - Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego.
Visando facilitar a inclusão de mais pessoas que possuem o direito, a Secretaria de Desenvolvimento Social vem realizando diversas ações em parceria com os CRAS. Brevemente será implantado o sistema do CadÚnico nas unidades descentralizadas dos CRAS para que estas unidades realizam também o cadastro e não só o Programa Bolsa Família que está localizado na área central da cidade. As buscas ativas, através de visitas domiciliares, também estão sendo intensificadas na tentativa de trazer essas famílias ao cadastro. No ano passado uma grande campanha de mobilização já havia sido realizada pela Secretaria, através dos entrevistadores sociais, que  percorreram o município, principalmente a zona rural, realizando a inclusão das pessoas em escolas, associações comunitárias e percorrendo os domicílios.