04 dezembro 2013

Violência contra mulher será tema de palestra hoje em Lafaiete


O Conselho Municipal da Mulher de Conselheiro Lafaiete promove nesta quarta-feira 04/12 uma palestra especial como parte da “Campanha de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres”.

Em entrevista à primeira edição do “Jornal Falado Carijós”, a conselheira Helena Ribeiro explicou que as mulheres são vítimas recorrentes da violência verbal, psicológica, moral e física em casa e no trabalho.

É o caso, por exemplo, de um chefe que se aproveite da posição hierárquica que ocupa para intimidar a funcionária com gracejos e abordagens inoportunas, ou de um pai, marido ou irmão que adote atitudes agressivas no ambiente doméstico. Por esta razão a palestra de logo mais será esclarecedora para todas as mulheres, vítimas ou não destas formas de constrangimento, para que tenham pleno conhecimento de seus direitos se estiverem enfrentando ou caso venham a enfrentar situações semelhantes.

Bem-me-quer

A conselheira informou que, ao contrário do que se possa imaginar, episódios de violência contra a mulher são cotidianamente registrados em Lafaiete. Para prestar apoio às vítimas o município criou o Centro de Referência da Mulher Bem-me-quer, que atende à rua Barão de Suassuí, no bairro Santa Efigênia, e oferece orientação jurídica e psicológica às mulheres que sofrem abuso e violência.

O Bem-me-quer vem realizando palestras em diversas comunidades para conscientizar as mulheres sobre seus direitos e neste sábado (07/12) estará no centro da cidade distribuindo folhetos explicativos sobre a aplicação da “Lei Maria da Penha”.

Palestra

A palestra desta quarta-feira será proferida às sete horas da noite no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil pelo Dr. Rômulo Azevedo de Castro e terá como tema “Violência contra a mulher; aspectos médicos e Legais”. A programação do encontro inclui ainda a apresentação do coral Madrigal Roda viva e o sorteio de brindes, entre outras atividades. Quem quiser obter mais informações sobre o Centro de Referência da Mulher Bem-me-quer pode telefonar para a sede do órgão. O número é 3721-5999.
Fonte: Fato Real