09 maio 2014

Secretaria está atenta ao déficit habitacional no município

O número é surpreendente e, ao mesmo tempo chocante, mas Lafaiete, cidade polo do Alto Paraopeba, possui um déficit habitacional de cerca de 4.000 famílias. A secretária explicou que existe um cadastro de  3.200 famílias, aproximadamente,  aguardando e que não possuem condições de ter moradia, além de cadastros da Associação dos Sem Teto de Conselheiro Lafaiete - ASTCOL, e acredita que ao todo, são 4.000 famílias com déficit habitacional e com renda até R$ 1.600,00.
Segundo a secretária, o déficit habitacional é maior, mas a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social está mencionando famílias que são mais necessitadas. Outras estão aderindo ao programa Minha Casa Minha Vida - faixa 2 e que também não tem casa. A habitação  é um dos pilares para que uma família possa se sentir estruturada, com um lar, onde as pessoas possam se encontrar e ter essa tranquilidade na parte financeira.
Para tentar reparar o déficit o município aderiu ao programa Minha, Casa Minha Vida- faixa 1. O programa é nacional e para quem não tem condições de comprar sua moradia e vai adquirir seu imóvel. Dessa forma, ele tem as faixas 1,2 e 3. O município já tem a liberação de 800 casas e assim que tiver um que tiver um percentual de obras realizadas, pode-se aderir mais 400 casas e sempre dobrar esse número. Hoje, a Secretaria não está com o cadastro aberto. Só depois de 40% da obra concluída e que se tem a obrigação de apresentar o número e quais as famílias contempladas. O critério federal para escolha das famílias são: mulher chefe de família, deficiente, idoso e área de risco, mas o município pode acrescentar mais critérios. A Secretaria já fez um levantamento,  passou para o prefeito e está aguardando aprovação do Conselho Municipal de Habitação referente a esses critérios. A idéia é manter os cadastramentos realizados até hoje, apenas atualizá-los, pois existem cadastros desde 2.009. As famílias também devem estar cadastradas no Cadastramento Único(CadÚnico) que é a porta de entrada para todos os programas sociais.

Fonte: Jornal Correio da Cidade