29 julho 2014

Minha Casa Minha Vida está próximo de sair do papel em Lafaiete

Numa fila de espera desde 2009 e ansiosos por realizar o sonho da casa própria, os inscritos no programa Minha Casa Minha Vida Faixa 1 em Conselheiro Lafaiete reacendem as esperanças de conseguir o imóvel. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social está convocando os inscritos para atualização dos dados. A secretária Zilda Helena dos Santos Vieira fez questão de frisar que não se trata de abertura de novas inscrições. Os inscritos devem comparecer ao prédio da Secretaria, situado à rua Carijós 123, no período de 8h às 11h e de 12h às 16h, levando documentos que comprovem a composição familiar, a renda declarada, além de um comprovante de residência e documentos pessoais.

Lentidão
Em Conselheiro Lafaiete, a primeira chamada para cadastramento dos interessados em conquistar a casa própria através do programa Minha Casa, Minha Vida Faixa 1 aconteceu há cinco anos. Segundo Zilda Helena, o processo não ficou parado e avançou significativamente: “Tão logo assumimos a Secretaria de Desenvolvimento Social, em janeiro do ano passado, uma das bandeiras que assumimos foi fazer o Minha Casa, Minha Vida – faixa 1. Toda a nossa parte burocrática junto ao Governo Federal está em dia, mas enfrentamos dificuldades para atrair empresários que queiram participar do projeto. Mas já temos duas empresas que aceitaram: uma vai construir 776 unidades habitacionais e outra se comprometeu a erguer 1.500 residências”. A secretária acredita no início das construções das casas nos próximos meses.
De acordo com a secretária, as próprias empresas ofereceram os terrenos para os empreendimentos em total consonância com os critérios estabelecidos pelo Governo Federal. O loteamento Dom Bosco deve ser construído nas imediações do bairro Sion e o Parque das Palmeiras se localizará às margens da antiga estrada União Indústria, no bairro Paulo VI.

Burocracia
A secretária Zilda Helena admitiu que é preciso uma dose extra de paciência e força de vontade para atravessar o emaranhado de procedimentos burocráticos a fim de que os projetos comecem efetivamente a andar: “Muita gente pergunta porque projetos são vistos em tantos lugares com o símbolo da Caixa Econômica e a legenda Construído pelo Minha Casa, Minha Vida. Só que estes projetos são da faixa 2 e não tem nada a ver com a prefeitura municipal. É um programa voltado para quem ganha mais de R$1.600,00 (mil e seiscentos) reais por mês e o interessado negocia diretamente com a instituição financeira ou a imobiliária. No faixa 1, que é o nosso programa – destinado a famílias de baixa renda ou em situação de vulnerabilidade social -, ainda não foi construída nenhuma casa em Lafaiete pelo Minha Casa, Minha Vida, esclareceu a secretária.
Fonte: Fato Real