O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) lançou dois Cadernos de Educação Alimentar e Nutricional
para auxiliar os profissionais de assistência social na garantia de uma
alimentação adequada e no enfrentamento ao sobrepeso e à obesidade.
As publicações apresentam conceitos importantes e dicas de alimentação em diferentes ciclos da vida – desde o aleitamento materno até os cuidados necessários para a alimentação dos idosos. Também sugerem um conjunto de atividades lúdicas, pedagógicas e culturais com o objetivo de discutir e estimular boas práticas alimentares a partir da experiência de cada um.
A psicóloga Lígia Casanova, de 32 anos, há um ano faz parte da
equipe do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Brasília.
Para ela, a proposta de temas que reforcem os cuidados com a saúde é
importante para as famílias em vulnerabilidade social. “Sempre é válido
debater assuntos como esse, pois esta população tem muita carência de
informação”, disse. As publicações apresentam conceitos importantes e dicas de alimentação em diferentes ciclos da vida – desde o aleitamento materno até os cuidados necessários para a alimentação dos idosos. Também sugerem um conjunto de atividades lúdicas, pedagógicas e culturais com o objetivo de discutir e estimular boas práticas alimentares a partir da experiência de cada um.
De acordo com a diretora do Departamento de Estruturação e Integração dos Sistemas Públicos Agroalimentares do MDS, Michele Lessa, os agentes da rede socioassistencial são fundamentais para alcançar a população.
“Com a oferta de educação alimentar e nutricional pelas equipes de assistência social, podemos promover a prática de hábitos alimentares saudáveis de acordo com as características de cada território”, destacou.
Além disso, o material chama a atenção para a questão da publicidade dos alimentos e a influência nas escolhas alimentares, além de resgatar culturas alimentares locais e ressaltar a importância de ler os rótulos dos alimentos.
Fonte: MDS