15 abril 2015

Secretaria sedia encontro sobre economia solidária

Aconteceu hoje no salão de reuniões da Secretaria, um encontro sobre economia solidária com a participação de diversos representantes de instituições envolvidos com o tema como: Secretarias de Cultura e de Desenvolvimento Econômico, Conselhos Municipais de Assistência Social, Direitos da Mulher, Emprego, Trabalho e Renda, Segurança Pública e Segurança Alimentar e Nutricional.
A palestra foi proferida por Conceição Maria do Carmo (Tutuca), da Superintendência de Agricultura da Prefeitura de São João Del Rei.
Economia solidária
Tutuca é uma grande militante na área
 de segurança alimentar e nutricional
Economia Solidária é um jeito diferente de produzir, vender, comprar e trocar o que é preciso para viver. Sem explorar os outros, sem querer levar vantagem, sem destruir o ambiente. Cooperando, fortalecendo o grupo, cada um pensando no bem de todos e no próprio bem.
A economia solidária vem se apresentando, nos últimos anos, como inovadora alternativa de geração de trabalho e renda e uma resposta a favor da inclusão social. Compreende uma diversidade de práticas econômicas e sociais organizadas sob a forma de cooperativas, associações, clubes de troca, empresas autogestionárias, redes de cooperação, entre outras, que realizam atividades de produção de bens, prestação de serviços, finanças solidárias, trocas, comércio justo e consumo solidário.