23 setembro 2015

Sine realiza parcerias para oferecer cursos do Pronatec

Uma parceria firmada entre a prefeitura, o governo federal e o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) propicia a realização de quatro cursos profissionalizantes a serem ministrados em Conselheiro Lafaiete.
Também fruto de parceria, desta vez com a Companhia Siderúrgica Nacional, serão oferecidos na cidade mais dois cursos de aprendizagem especial.

Segundo Wellington Martins Ribeiro da Silva, diretor do Sesi/Senai Ouro Branco, os cursos são oferecidos pelo Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Emprego e Ensino Técnico) do governo federal e têm o apoio das secretarias municipais de Educação e Desenvolvimento Social, além da unidade local do Sine (Sistema Nacional de Empregos).
Dos quatro cursos ofertados pelo Senai, três exigem do candidato a conclusão do quinto ano do ensino fundamental: lubrificador industrial, eletricista industrial e soldador no processo de eletrodo revestido. Já para o curso de mecânico de equipamento de mineração a escolaridade exigida é o nono ano do ensino fundamental. Ao todo, serão abertas 80 vagas, 20 para cada curso.
Já a CSN oferecerá os cursos de manutenção elétrica em usina de beneficiamento de minério e operador de equipamento de mina; para ambos é exigido ensino médio completo e há 40 vagas disponíveis, 20 para cada modalidade. A idade mínima para fazer os cursos do Senai é 16 anos e de 18 anos para os ofertados pela CSN. Alunos entre 16 e 18 anos devem fazer a inscrição acompanhados de um dos pais ou responsáveis.
Tanto os cursos do Sesi/Senai quanto os da Companhia Siderúrgica Nacional recebem matrículas no dia 20 de outubro, mas a divulgação está sendo feita com antecedência para que os candidatos consigam reunir em tempo hábil toda a documentação necessária, que inclui histórico escolar, cópias da carteira de identidade e CPF e comprovante atualizado de residência.

Para mais informações, o candidato deve ir ao Sine de Lafaiete, situado à praça Barão de Queluz 136, no centro de Lafaiete.

Fonte: Fato Real

Nenhum comentário:

Postar um comentário