10 dezembro 2015

Centro POP esclarece atendimento à população de rua


O Centro Pop pode ajudar realizando o trabalho especializado com cada indivíduo possibilitando a saída das ruas. O público alvo são jovens, adultos, idosos e famílias que utilizam as ruas como espaço de moradia e/ou sobrevivência. Destaca-se que crianças e adolescentes podem ser atendidos pelo serviço somente acompanhados de familiar ou pessoa responsável.
O Centro POP oferece espaço para higiene pessoal, guarda de pertences, oficinas socioeducativas, grupos reflexivos, serviço de migração, abordagem social, além do serviço especializado (que tem como objetivo possibilitar condições de acolhida na Rede Socioassistencial, contribuir para novos projetos de vida, além de promover ações para a reinserção familiar e/ou comunitária).
O município possui a equipe de Abordagem Social que tem ido com frequência aos referidos locais com o objetivo de sensibilizar os indivíduos e levá-los até o Centro POP para que os técnicos possam fazer o trabalho especializado com cada indivíduo.
Ainda não há um local para abrigar essas pessoas em situação de rua no município. As pessoas poderão encaminhá-los ao Centro POP para o início do trabalho especializado, se aceito, pois os indivíduos em situação de rua têm o direito de ir e vir e também de permanecer nos espaços públicos.
A equipe de abordagem social encaminha essas pessoas ao vários equipamentos da Rede Socioassistencial (CRAS, Plantão Social, SINE, etc.), a fim de que sejam acompanhadas.
Uma das dificuldades do município é a população favorecer a permanência dessas pessoas nas ruas ofertando alimentos e ajudando-os financeiramente, dificultando assim a adesão aos serviços especializados. Cabe salientar que mesmo havendo a implementação dos serviços, os indivíduos em situação de rua têm o direito de ir e vir e permanecer nos espaços públicos.

O Centro Pop está localizado à Rua Barão de Suassuí, 760, Campo Alegre, com horário de funcionamento de 8:00 às 18:00h.
A equipe é composta por 2 Assistentes Sociais, 1 Psicólogo, 1 Terapeuta Ocupacional, 1 Pedagogo, além de 2 Auxiliares Administrativos e 1 Auxiliar de Serviços Gerais.