24 maio 2016

XVIII Encontro Nacional do Colegiado Nacional de Gestores Municipais da Assistência Social

O Encontro Nacional teve início na segunda-feira (23) e tem como tema o “Plano Decenal: Concretizando o Pacto Federativo”. Mais de 2 mil pessoas são esperadas nos três dias de evento, que acontece no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.

Ao longo do evento, são ofertados 17 minicursos e painéis que tratam, entre outros assuntos, do Sistema Único de Assistência Social. O encontro será finalizado com a aprovação da Carta de Brasília, que apresenta os apontamentos dos gestores quanto a Política de Assistência Social.

Representantes da SMDS: Vagner, Magna, Ana Maria e Débora
Vagner visitou o estante do FNAS
A Assistência Social hoje é uma Política Estratégica, “porta de entrada aos direitos”, como bem falou o Anderson, representante dos Usuários do SUAS.  Mais de  mil gestores municipais da Assistência Social, representantes de usuários e de trabalhadores do SUAS participaram do Encontro, ontem 23. E como também lembraram o Presidente do CONGEMAS e do FONSEAS, a Assistência Social é a grande articuladora local da intersetorialidade necessária entre as várias políticas, como Saúde, Educação, Trabalho, Infra Estrutura entre outras, para que o povo que mais precisa possa chegar a estes serviços e políticas, mas também para que estas políticas estejam adequadas a receber este público que mais precisa.

O novo ministro Osmar Terra


Protesto

Milhares de gestores e usuários da Assistência Social de diversos municípios de todo o Brasil protestaram nesta segunda-feira (23), em Brasília, contra a fusão do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e os possíveis retrocessos para a Política de Assistência Social. A pasta se uniu ao antigo Ministério do Desenvolvimento Agrário, tornando-se Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário. 



Minicursos
Os minicursos tratam, entre outros assuntos, sobre o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) com o foco no tema do evento, que é o “Plano Decenal: Concretizando o Pacto Federativo”.
Representantes do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e professores universitários proferiram os minicursos, cujos conteúdos podem ser acessados a seguir: 
1 - O impacto do Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil no SUAS

Nova diretoria do CONGEMAS eleita para o próximo biênio

Encontros 2017

Foram definidos nesta terça-feira (24) os municípios que vão sediar os cinco Encontros Regionais e o 19º Encontro Nacional do Colegiado Nacional de Gestores Municipais da Assistência Social (Congemas). Os eventos acontecem em 2017.

As definições aconteceram na Assembléia Geral Ordinária do órgão, realizada no 18º Encontro Nacional do Congemas, em Brasília. Todas as indicações foram feitas pelos próprios municípios interessados em sediar os eventos e aprovadas por unanimidade.
Conforme deliberação, o Encontro Regional Centro-Oeste será em Cuiabá (MT); o da Regional Sul será em Novo Hamburgo (RS); o Regional Nordeste ocorrerá em João Pessoa (PB); o Regional Sudeste será sediado em Caxambu (MG); e o Encontro do Norte será em Palmas (TO). 
Os eventos regionais antecedem a realização do 19º Encontro Nacional, que deve ocorrer em Porto Seguro (BA). “Tenho certeza de que serão grandes encontros e, se Deus quiser, todos que estão aqui poderão estar nessas cidades no ano que vem, construindo um Sistema Único de Assistência Social maior e melhor disse o presidente do Congemas, José Rodrigues Rocha Júnior.