21 junho 2018

Secretaria participa do XI Encontro Nacional de Vigilância Socioassistencial

Os “Indicadores no Suas e a utilização do Cadastro Único para Programas Sociais” é o tema do XI Encontro Nacional de Vigilância Socioassistencial, que teve início nesta terça-feira (19), em Brasília. Promovido pela Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS) do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), o evento reúne cerca de 350 participantes até o dia 21 de junho.
Este ano, o encontro propõe uma reflexão sobre o uso mais apropriado dos dados de que dispõem os órgãos públicos que atuam no Sistema Único de Assistência Social (Suas), nas três esferas de governo.
O Gerente de Promoção Humana, Vagner Valentino, participa do Encontro representando o município de Conselheiro Lafaiete.



"Foi muito positivo o evento, para se ter uma idéia de participação, na abertura,, a composição da mesa tinha representantes do MDS (Secretários Nacionais da Assistência Social, Renda e Cidadania e Avaliação e Gestão da Informação), do Conselho Nacional de Assistência Social, de gestores, de trabalhadores do SUAS e usuários. Ressalto a fala da Secretária Nacional Carminha Brandt, da importância de valorizar a informação, registrando-a, pois se não se apropria da informação ela não vira conhecimento. Já o presidente do Congemas, José Roberto, chamou a atenção para o difícil momento financeiro devido a crise financeira", avaliou Vagner.
Vagner participou das oficinas: Diagnóstico, A Vigilância e os serviços de Proteção Social Especial de Média Complexidade (IDCREAS e IDCentro POP) e  Prontuário Eletrônico e Sistemas da Rede SUAS

Vigilância – O papel da Vigilância Socioassistencial é fundamental no processo de construção das políticas públicas. Ela reúne profissionais por todo o país, nos municípios e Estados, que são responsáveis, entre outras tarefas, por fornecer os subsídios para que as autoridades apliquem de forma mais adequada os recursos existentes, gerando o impacto social mais positivo possível.

Intercâmbio – Ao longo dos três dias de atividades estão previstas sessões plenárias, rodas de conversa e muitas oficinas. O XI Encontro ocorre no Hotel Nacional em Brasília, e há um espaço reservado para que as experiências mais bem sucedidas de municípios e Estados na área de Assistência Social sejam expostas. A participação dos gestores e profissionais de todo o país reforça o espírito de intercâmbio das informações, uma marca presente no evento ao longo de suas 11 edições.


EXPERIÊNCIAS MUNICIPAIS SELECIONADAS:
EXPERIÊNCIAS ESTADUAIS SELECIONADAS:
ACRE
AMAZONAS
BAHIA
GOIÁS
MARANHÃO
MATO GROSSO
MATO GROSSO DO SUL
PARÁ
PARAÍBA
PARANÁ
PERNAMBUCO
RIO DE JANEIRO