Através do TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) 29/2017, assinado ano passado junto ao Ministério do Trabalho Regional em Belo Horizonte, o município de Conselheiro Lafaiete está sendo contemplado com investimentos na área da criança e do adolescente no que tange principalmente ao combate do trabalho infantil e proteção do adolescente trabalhador.
Foi disponibilizado o valor de R$ 341.508,96 em doação/transferência para o FIA(Fundo da Infância e Adolescência) e será repassado para entidades do município que atuam na área da infância e adolescência. Projetos como profissionalização de adolescentes e erradicação do trabalho infantil poderão ser beneficiados também, através de recursos do Fundo com deliberação do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.
O mesmo valor em bens e equipamentos permanentes de mobiliário e eletrônicos estão sendo recebidos pelas Secretarias Municipais de Desenvolvimento Social, Saúde e Educação, para estruturar Setores que atuam na área.
O mesmo valor em bens e equipamentos permanentes de mobiliário e eletrônicos estão sendo recebidos pelas Secretarias Municipais de Desenvolvimento Social, Saúde e Educação, para estruturar Setores que atuam na área.
Para o cumprimento das obrigações foi criada uma Comissão intersetorial, que realizou um grande trabalho abarcando desde a cotação de preços para aquisição dos bens até a prestação de contas, além de varias outras ações, como campanhas, capacitações, busca ativa, elaboração de fluxo de atendimento, dentro outras. A Comissão tem representações das três Secretarias acima e da Defesa Social, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Conselho Tutelar, Ministério Público, Procuradoria Municipal e Polícia Militar.
Algumas ações da Secretaria de Desenvolvimento Social da Comissão intersetorial sobre o PETI
Apresentação do Encontro sobre Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI no Solar Barão de Suassuí dia 24 de novembro de 2017 |
Encontro sobre o PETI no Solar Barão de Suassuí realizado no dia 25 de janeiro de 2018 com atores ligados a área da criança e do adolescente |
Reunião da Comissão Municipal do PETI dia 19 de fevereiro no Solar Barão de Suassuí |
Ações em combate ao trabalho infantil na imediações da rodoviária no dia 12 de junho |
Apresentação do fluxo de atendimento do PETI na Praça CEUs no dia 26 de junho de 2018 |
Pelo TAC o município poderá ser contemplado ainda da mesma forma nos próximos três anos, o que representaria o valor total de R$ 2.732.071,68 nos quatro anos, desde que continue cumprindo todas as cláusulas que o compete.
Nenhum comentário:
Postar um comentário