07 dezembro 2018

Roda de conversa no CREAS pelo Fim da Violência Contra a Mulher

Em decorrência do dia mundial pelo fim da violência contra a mulher, 25 de novembro, realizou -se no dia 04 de dezembro, deste corrente ano, no CREAS (Centro de Referencia Especializado de Assistência Social),  uma roda de conversa com a psicóloga, referência do grupo de mulheres, Ana Paula Miranda.


Para entendermos melhor essa data, no dia 25 de novembro de 1960, as irmãs Pátria, Minerva e Maria Teresa, conhecidas como “Las Mariposas”, foram brutalmente assassinadas pelo ditador Rafael Leônidas Trujillo, da República Dominicana. Em 1999, a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas instituiu 25 de novembro como o Dia Internacional da Não-Violência Contra a Mulher, em homenagem às “Mariposas”. Ou seja, durante um dia no ano, incitam-se reflexões sobre a situação de violência em que vive considerável parte das mulheres em todo o mundo.


A violência contra a mulher tem raízes culturais e está relacionada a práticas machistas que foram e continuam sendo legitimadas. Além de influenciar o comportamento dos homens, os preconceitos de gênero também contribuem para que mulheres se vejam como frágeis, dependentes, para que sintam culpadas e/ou entendam que não são dignas de cuidado. Além disso, mesmo sendo agredidas, sentem dificuldades, financeiras e emocionais, de romper o relacionamento ou ciclo de agressões. 
O CREAS tem por objetivo fortalecer essa mulher através do atendimento psicossocial e atividades diferenciadas, rodas de conversa, dinâmicas e grupos ao decorrer do ano para incentivar a auto estima e independência emocional, e, até mesmo, financeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário