21 dezembro 2022

Atualização do Guia sobre o BPC

Acaba se ser lançado o novo Guia do Benefício de Prestação Continuada (BPC) para gestores e técnicos da assistência social. Este novo Guia possui informações essenciais para o entendimento do que é o BPC e como deve ser a sua gestão no âmbito do Sistema Único da Assistência Social (SUAS).

Como sabemos, nos últimos tempos o BPC vem passando por aprimoramentos que contribuíram para uma melhor gestão e operacionalização entre as mudanças atualizadas no novo Guia podemos destacar:

  1. a inscrição dos requerentes e beneficiários do BPC no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (Cadastro Único),
  2. a realização de serviços relativos ao benefício pelos canais digitais do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), tais como: requerimento e agendamento de avaliação;
  3. a dedução de despesas em saúde e assistência social no requerimento do BPC, com base em valores de referência;
  4. a inclusão automática dos beneficiários na Tarifa Social de Energia Elétrica como possibilitando conhecer melhor a realidade de vida desse público e que ele possa ser alcançado por outras políticas, programas ou benefícios da rede socioassistencial ou intersetorial.

Com este novo material, esperamos que conheça mais o BPC e possa se atualizar sobre este importante benefício da Assistência Social.

Para melhor aproveitamento deste excelente material, pedimos que compartilhe as informações com os usuários da Assistência Social, os requerentes e beneficiários do BPC e os cidadãos em geral.

O novo Guia clique na imagem para ler.


Fonte: Redesuas

Nenhum comentário:

Postar um comentário