02 junho 2023

Diagnóstico social sobre o acompanhamento com as pessoas idosas no serviço de atendimento especializado a famílias e indivíduos (PAEFI)

 Diagnóstico social sobre o acompanhamento com as pessoas idosas no serviço de atendimento especializado a famílias e indivíduos (PAEFI)

A Política Nacional do Idoso (Lei nº 8.842/1994) e o Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741/2003) são marcos regulatórios de direitos e garantias desse público e concretizam as diretrizes apontadas na própria Constituição Federal de 1988:

Art. 230. A família, a sociedade e o Estado têm o dever de amparar as pessoas idosas, assegurando sua participação na comunidade, defendendo sua dignidade e bem-estar e garantindo-lhes o direito à vida.

Embora os direitos do idoso estejam amplamente assegurados na legislação, esse público ainda é um dos grandes alvos de violência. Sendo assim,  a equipe do CREAS – Centro de Referência Especializado da Assistência Social do município, teve a necessidade de realizar um diagnóstico social dos últimos 4(quatro) anos dos acompanhamentos sociais com as pessoas idosas que tiveram seus direitos violados. Com isso, propiciou um melhor conhecimento do cenário crítico das vulnerabilidades sociais atreladas às violências e violações de direitos enfrentado por esse público, e serão abordadas tais informações, durante o “Junho Violeta” que faz referência ao Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa.  Seguem as apresentações dos seguintes dados:


            Fonte: RMA – (Registro Mensal de Atendimentos)

Ao considerar o momento da pandemia da Covid-19 que exigiu de todo o mundo mudança de atitudes comportamentais, principalmente quanto ao isolamento físico recomendado pelas autoridades sanitárias, pode-se observar que ao invés de atenuar as incidências de violações de direitos contra a pessoa idosa, provocaram efeito contrário com aumento de fatores que contribuem para violações de direitos.

Comparando os dados apresentados no período entre a Pandemia de COVID 19 até MARÇO/2023, houve um aumento dos acompanhamentos sociais em aproximadamente em 195% entre abril de 2019 até março de 2023

        Fonte: RMA (Registro Mensal de Atendimentos)

Sobre o gráfico apresentado, em se tratando de pessoas idosas acompanhadas no serviço PAEFI devido às violências intrafamiliares e abandono, percebe-se que as mulheres foram as que mais sofreram, tendo um expressivo aumento com 200% aproximado, entre abril de 2019 até março de 2023.




         Fonte: RMA – (Registro Mensal de Atendimentos)

Analisando o gráfico apresentado percebe-se que público feminino sofreu de forma disparada as violências intrafamiliares, tendo um aumento aproximado de 132% entre abril de 2019 e março de 2023. Entre os fatores causadores da violência intrafamiliar, podemos apontar:  

·     Uso frequente, abusivo ou dependência de substâncias psicoativas na família da pessoa idosa, que causam a violência física, psicológica, financeira, entre outras.

 

·   Doença crônica ou deficiência diagnosticada do idoso que causa “estresse” familiar interferindo na dinâmica do convívio familiar, pelo não conhecimento dos cuidados em saúde e/ou pela sobrecarga do cuidador, que culminam em situações de abandono/negligência.

 

·         Saúde Mental desestabilizada de idosos – acentuam-se as violências/violações de direitos em decorrência das dificuldades que se apresentam no cotidiano das relações familiares, uma que vez que não compreendem/conseguem lidar com as condições mentais do idoso.


·      Dificuldade ou impossibilidade da família custear os cuidados necessários; por muitas vezes, as famílias desconhecem os meios dos serviços em saúde, e há presença das dificuldades financeiras.

 

·       Codependência dos cuidadores com os idosos devido situações de dependência química ou doenças que requerem atenção contínua, e com isso causam fragilidades no relacionamento familiar, consequentemente dificultando o rompimento do ciclo da violência e levando ao adoecimento do cuidador.

 

·         Negação de familiares e do próprio idoso em realizar as denúncias nos órgãos de segurança pública devido a várias questões como por exemplo (violador residir na mesma residência, sentimentos de medo, insegurança, codependência emocional, etc)


                Fonte: RMA – (Registro Mensal de Atendimentos)

Refletindo sobre o gráfico apontado no que tange aos casos de abandono entre os idosos, há necessidade urgente da implementação de políticas públicas que visem à proteção da pessoa idosa como, por exemplo, Centro-Dia e a criação do Serviço de Atendimento das pessoas idosas em Domicílio, tendo em vista o aumento contínuo dos casos de 265% durante abril de 2019 até março de 2023.

Nenhum comentário:

Postar um comentário