28 agosto 2014

Entidades de acolhimento institucional realizam trabalho primordial no município

O SUAS, Sistema Único da Assistência Social, inspirado no modelo do Sistema Único de Saúde (SUS), é um sistema público que organiza, de forma descentralizada, os serviços sócio-assistenciais no Brasil. São quatro os serviços que compõem a Proteção Social Especial (PSE) de Alta Complexidade, dentre eles está caracterizado o Serviço de Acolhimento Institucional, que poderá ser desenvolvido nas modalidades de Abrigo Institucional, Casa-Lar, Casa de Passagem ou Residência Inclusiva e Serviço de Acolhimento em República.

O Serviço de Acolhimento Institucional oferta acolhimento a famílias e ou indivíduos com vínculos familiares rompidos ou fragilizados, a fim de garantir proteção integral. O atendimento de alta complexidade deve ser personalizado, em pequenos grupos e buscar favorecer o convívio familiar e comunitário.
Em Conselheiro Lafaiete, três entidade realizam este serviço no município: Asilo Dr. Carlos Romeiro que é direcionados idosos, atualmente conta com 58 asilados e Lar de Maria e Larmena (Lar do Menor Amparado) vinculados ao acolhimento institucional de crianças e adolescentes sendo 18 internos no Lar de Maria e 09 no Larmena.
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social está elaborando credenciamento de Organizações Sociais de Acolhimento Institucional para Crianças, Adolescentes e Idosos, viabilizando a municipalização do atendimento conforme Estatuto da Criança e do Adolescente e o Estatuto do Idoso. Com isso, o objetivo é repassar às entidades aptas, subvenção social para prestação do serviço.