29 setembro 2014

Secretaria busca implantar serviços para população de rua

Está em processo de implantação o Serviço de Acolhimento Institucional/Casa de Passagem que deverá abrigar até 35 usuários, por um período determinado e famílias em situação de risco social. Este serviço ofertará banho, jantar e abrigamento temporário. Ainda, serão realizados encaminhamentos para a rede socioassistencial visando o fortalecimento individualizado, processo de saída das ruas e resgate da dignidade.
A iniciativa para atender as pessoas em situação de rua, foi a implementação do Centro POP, Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua, identificando-os e realizando os atendimentos necessários.
Um equipamento foi alugado para ser desenvolvido o trabalho das equipes profissionais do Centro POP e no mesmo imóvel em espaços diferenciados o Serviço de Acolhimento Institucional/Casa de Passagem. O endereço é rua Barão de Suassui, 760, Campo Alegre -  Telefone: 3769-9051.
A Casa de Passagem ainda não está realizando abrigamentos, devido o processo de aquisição de móveis e equipamentos necessários para implementação total do serviço.
As duas equipes são formadas por oito técnicos de nível superior sendo psicólogos, assistentes sociais, pedagogo e terapeuta ocupacional. Completam as equipes os seguintes profissionais: auxiliares administrativos, cuidador/monitor, cozinheira e auxiliares de serviços gerais. Os profissionais foram capacitados para prestação dos seguintes serviços: atendimento a migrantes, disponibilização de lanche e banho, oficinas, acesso à documentação, encaminhamentos para rede socioassistencial bem como para o retorno a família.
A Secretaria espera que a implantação desses serviços seja um passo ao resgate à dignidade do ser humano que encontram-se aquém do mínimo de garantia do seu direito como ser humano e cidadão.