24 fevereiro 2015

Criada há 6 anos, rede de sistemas da Secretaria auxiliam a gestão

A Secretaria de Desenvolvimento Social implantou em 2.009, a sua rede própria de sistemas de informação visando planejar ações, organizar métodos e otimizar resultados. Foi criada então, a rede SAGSUAS, Sistema de Acompanhamento Gerencial do SUAS, que busca cadastrar em prontuário eletrônico, todos os usuários que usufruem da Política Municipal de Assistência Social.
Como se trata de uma política descentralizada a rede de sistemas foi desenvolvida em plataforma web, o que proporciona acesso em tempo real e unifica todos os registros, evitando assim as duplicidades de cadastros.
O SAGSUAS oferece, além de relatórios, mapas geográficos que visualizam melhor as vulnerabilidades em um determinado território.
No sistema estão cadastrados 31.701 usuários com suas situações de renda, habitacional, empregabilidade e vulnerabilidade. Quando o usuário procura uma das unidades da Secretaria seu cadastro é atualizado na hora.
Já foram registrados 35.027 atendimentos no sistema como: liberação de benefícios eventuais, políticas para moradia, acompanhamento familiar e encaminhamentos, entre outros.
Compõem a rede os seguintes sistemas para melhor gerenciamento organizacional:
  • Documentos: cadastro de todos os documentos(contratos, notas fiscais, ofícios, convênios, faturas etc) que tramitam na Secretaria.
  • Relatório: registro das atividades desenvolvidas no setor da Secretaria a cada mês. 
  • Funcionários: cadastro da frequência mensal, banco de horas e atestados dos servidores no mês.
  • Pedidos: registro de solicitação de serviços e produtos pelos setores da Secretaria .