Ao sacar o Bolsa Família, o beneficiário deve ficar atento ao extrato de
pagamento. Por meio dele, o governo federal envia mensagens importantes
com recomendações para as famílias, como a necessidade de atualizar o
cadastro ou o eventual descumprimento de condicionalidades do programa,
que exige frequência às aulas e a manutenção das cadernetas de vacinação
em dia, por exemplo.
Ao receber uma mensagem no extrato, o beneficiário pode ligar para a Central de Relacionamento do MDS, telefone 0800-707-2003, para esclarecer dúvidas. Outro canal de atendimento é o setor responsável pelo Bolsa Família (Endereço: Praça Barão de Queluz, 136, Centro- Telefone: 3769-8119).
Toda família, ao sacar o benefício tanto nas agências da Caixa Econômica Federal, nos lotéricos ou nos postos CAIXA Aqui, recebe o extrato como um comprovante do saque.
Nas mensagens, podem ser encontradas informações como a necessidade de atualização do Cadastro Único, dos dados escolares, sobre condicionalidades, avisos para fazer o pré-natal ou sobre bloqueio dos benefícios.