24 novembro 2017

Apresentação do curso presencial do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI

Aconteceu no dia 08 de novembro (quarta-feira), no Centro Cultural Barão de Suassuí a apresentação do Encontro Estadual Regionalizado das Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI 2017, promovido pela Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social, pelas das técnicas da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social: Natália (CRAS II), Lucimar (CRAS III), Francielly (CREAS) e a conselheira tutelar Neuza.

A apresentação contou com o histórico, conceito, aspectos socioculturais, linguagens alternativas de abordagem e intervenção social e Gestão do PETI no contexto do SUAS, com o intuito de dar um primeiro passo nessa discussão no município, de sensibilizar os trabalhadores do SUAS e representantes do Sistema de Garantia de Direitos e de fortalecer a articulação e o melhor atendimento às crianças e adolescentes de nosso município em situação de trabalho infantil. Contamos com a participação de técnicos de diversos setores da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e de representantes de órgãos como o Ministério do Trabalho, Setor de Educação, de Saúde, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente e Conselho Tutelar. 


Orientadora Social Lucimar Ribeiro (CRAS III)

Conselheira Tutelar Neusa Zebral

A apresentação foi pautada nos seguintes objetivos:
  • Compreender os elementos históricos e culturais do Trabalho Infantil;
  • Desnaturalizar o Trabalho Infantil, sensibilizando o participante quanto à gravidade do problema;
  • Mostrar novas formas de linguagem para a abordagem social frente à criança/adolescente e sua família em situação de Trabalho Infantil;
  • Compreender os eixos estruturantes e as ações estratégicas do PETI.

Ressalta-se que o Curso, realizado em Varginha-MG, tratou-se de um convite realizado pela SEDESE ao município de Conselheiro Lafaiete devido aos dados elevados de Trabalho Infantil. Por isso a intenção dessa apresentação, de somar esforços na proteção das crianças e adolescentes. 


Técnicas participantes do Encontro

Dinâmica em grupo com os participantes