25 janeiro 2018

Realizado o Encontro sobre o PETI

Foi realizado na manhã desta quinta-feira, 25, o Encontro sobre o PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil). O objetivo principal do Encontro foi a criação da Comissão Intersetorial do PETI no município de Conselheiro Lafaiete. Essa Comissão terá a missão de atender, em conjunto com a Secretaria de Desenvolvimento Social, as responsabilidades contidas no TAC - Termo de Ajustamento de Contuda do PETI.

O encontro contou com a participação de diversos atores sociais envolvidos com a área social de proteção à criança e o adolescente, como as Secretarias Municipais de Desenvolvimento Social, de Saúde e de Educação, Polícia Militar, Defesa Civil, Ministério Público do Trabalho, dentre outros. A meta é a implementação das ações preventivas e erradicação do trabalho infantil. 

A Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Magna Cupertino, explicou que as ações serão desenvolvidas com recursos de um TAC (termo de ajustamento de conduta), que foi assinado ano passado junto ao Ministério do Trabalho Regional em Belo Horizonte. O TAC envolve uma empresa que beneficiará 18 municípios que poderão receber verbas para equipamentos e bens a serem distribuídos a entidades e órgãos públicos que trabalham na proteção da criança e do adolescente. Ela informou ainda que projetos como profissionalização de adolescentes e erradicação do trabalho infantil através do Conselho Municipal dos Direitos da Criança do Fundo da Infância serão beneficiados.
O Prefeito Mário Marcus também participou desta reunião ocasião em que afirmou seu apoio e confiança no trabalho que será executado. Ele ressaltou que, com certeza, esta iniciativa trará grandes benefícios a população de Conselheiro Lafaiete, sobretudo para as nossas crianças e adolescentes.

A Secretária de Desenvolvimento Social Magna Cupertino abriu o Encontro ressaltando a importância do combate ao trabalho infantil e a parceria com a rede socioassistencial
 As técnicas Natália Bitencourtt e Francielly Corsine explanaram sobre o TAC e o PETI


O prefeito Mário Marcus esteve no Encontro e parabenizou a equipe pelo trabalho
Ao final, a Comissão foi criada com as inscrições dos interessados presentes no Encontro. A primeira reunião da Comissão ficou agendada para o dia 31 de janeiro as 09 horas no Solar Barão de Suassuí.
Foi feita a dinâmica da rede para ilustrar a parceria com a rede

Francielly, Neuza, prefeito Mário Marcus e Natália