23 fevereiro 2018

MDS lança nova ferramenta de gestão de dados do Cadastro Único

Informações terão atualização semanal e poderão ser acessadas por Estados e municípios
Os municípios e Estados vão poder contar, a partir dessa semana, com uma nova ferramenta para geração de relatórios gerenciais dos dados do Cadastro Único para Programas Sociais, desenvolvida pela Caixa Econômica Federal (Caixa). É o sistema RelCad - Relatório de Informações Gerenciais do Cadastro Único, que poderá ser acessado pelos usuários do Sistema de Cadastro Único no endereço https://relatorioscadastrounico.caixa.gov.br/.
A principal vantagem do RelCad em relação às demais ferramentas de análises de dados disponibilizadas pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) é que os dados são atualizados semanalmente. 
Ou seja, o município e o Estado poderão acessar na segunda-feira as informações gerenciais do Cadastro Único atualizadas até sexta-feira da semana anterior. Isso significa um grande avanço para as gestões locais do Cadastro Único, que, até o momento, só tinham acesso à base de dados com uma defasagem de cerca de 45 dias.
Além de contemplar as principais variáveis do Cadastro Único, permitindo análises simples e complexas, conforme a necessidade da gestão municipal, o RelCad também traz a informação se a família é beneficiária do Programa Bolsa Família (PBF). 

IMPORTANTE:

É recomendável que o acesso à ferramenta seja feito por meio dos navegadores Mozilla Firefox ou Google Chrome. Para municípios, o acesso está liberado apenas para usuários com perfil máster do Sistema de Cadastro Único Versão 7.





Para acessar o RelCad, o operador máster municipal ou o usuário estadual devem inserir o mesmo login e senha que utilizam para entrar no Sistema de Cadastro Único. O RelCad permite gerar dois tipos de relatórios: os Relatórios Predefinidos e os Relatórios Dinâmicos.


Quando o usuário clica em Relatórios Predefinidos, ele tem acesso a uma série de relatórios já prontos de pessoas e de famílias, como o número de famílias cadastradas por faixa de renda, a quantidade de pessoas com deficiência, o número de famílias indígenas, entre outros.

Dentro dos Relatórios Predefinidos, existe também uma opção chamada "Consulta, Seleção e Extração de Informações do Cadastro Único", que se assemelha bastante ao Cecad. Nessa aba, a gestão do Cadastro Único poderá ter acesso à base de dados do Cadastro Único de sua localidade, conforme variáveis selecionadas pela Caixa. Nesse caso, é necessário agregar os arquivos de família e pessoa, que são gerados separadamente.

A funcionalidade Relatórios Dinâmicos permite ao usuário criar seus próprios relatórios, cruzando as principais variáveis do Cadastro Único, definindo filtros e realizando as análises que a gestão municipal ou estadual julgarem necessárias. Basta arrastar as variáveis para a tela em branco à direita para gerar os números automaticamente.


No botão Opções de Relatório, ao habilitar o item "Exibir links de detalhamento de células de medida", o RelCad passa a exibir um hiperlink que permite baixar o relatório analítico das famílias e pessoas selecionadas, até o limite de 10 mil linhas. Nesse caso, as informações de família e pessoa vêm juntas no mesmo arquivo. A ferramenta também permite acrescentar subtotais, percentuais, médias e outras medidas aos quantitativos gerados, possibilitando também construir gráficos customizáveis.



Todos os relatórios gerados podem ser exportados para o Excel. O RelCad pode ajudar muito os gestores municipais e coordenadores estaduais do Cadastro Único a planejar e monitorar ações de cadastramento e atualização cadastral! 

Tutorial do RelCad disponível em vídeo