Na tarde de hoje (13) na Câmara Municipal, foi realizada a Reunião Pública Sobre o Trabalho Infantil, visando consolidar as políticas públicas sobre o tema. O evento foi realizado em alusão ao dia 12 de junho, dia Mundial contra o Trabalho Infantil, que foi instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em 2002.
Foram apresentados números do trabalho infantil na cidade e região, além de propostas para que a questão seja solucionada em curto espaço de tempo. O debate foi promovido pelo vereador e professor Oswaldo Barbosa, que presidiu a reunião e pela Secretária de Desenvolvimento Social, Magna Cupertino. Também participaram Irene Gonçalves, presidente do Conselho Tutelar, vereador Pedro Américo e as palestrantes Crislaine Flauzino, assistente social do CRAS Unidade I, e Givanilda Vieira, analista educacional e pedagoga social do Centro do Adolescente Ativo.
Adolescentes usuários do setor CREAS (Centro de Referencia Especializado de Assistência Social) participaram |
No Brasil, foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil, pela Lei Nº 11.542/2007.
O trabalho infantil, infelizmente, ainda é uma realidade para milhões de meninas e meninos no Brasil. Pesquisas mostram que mais de 2 milhões de crianças e adolescentes, entre 5 e 17 anos, estão trabalhando nas ruas, em casas de famílias, nas feiras, no comércio, na agricultura, na construção civil, nos lixões, no tráfico de drogas e em diversas outras atividades. Essa situação deixa marcas na infância que, muitas vezes, tornam-se irreversíveis e perduram até a vida adulta, trazendo graves consequências à saúde, à educação, ao lazer e à convivência familiar. Fique atento, ao suspeitar que uma criança esteja trabalhando, DENUNCIE!
Criança não deve trabalhar, infância é para sonhar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário