03 junho 2020

7.256 beneficiários do Bolsa Família e inscritos no CadÚnico recebem o auxílio emergencial em Lafaiete

Na sexta-feira (29.05) marcou a finalização do pagamento da segunda parcela do Auxílio Emergencial aos integrantes do Bolsa Família. Neste último dia de repasses desta fase, recebem pelo cronograma natural do programa do Ministério da Cidadania 1,9 milhão de pessoas com NIS zero. 

Criado pelo Governo Federal para reduzir os impactos econômicos da pandemia da Covid-19 na população mais vulnerável, o Auxílio Emergencial está chegando a 20.311 pessoas no município de Conselheiro Lafaiete, cujo valor varia de R$ 600,00 a R$ 1.800,00.
Foram 1.966 famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família, o que representa 94,2% do total dos beneficiários do programa. Com relação aos inscritos no CadÚnico, instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda, foram 5.290  pessoas contempladas, ou 64,12% de todos os inscritos .
Além dessas pessoas, mais 13.055 estão recebendo o benefício por se enquadrarem em outros critérios, como os trabalhadores informais, desempregados, contribuintes individuais do INSS e MEIs.

Os saques e transferências da segunda parcela começaram a ser feitos no sábado (30.05) para quem nasceu em janeiro e recebeu pela Conta Social Digital. Na segunda-feira (1.06), foi a vez dos nascidos em fevereiro, seguindo nesta ordem até sábado (13.06) para quem faz aniversário em dezembro.

Em um primeiro momento, o Auxílio Emergencial ficou disponível nas contas digitais apenas para pagamentos e débito. O escalonamento do depósito dos valores e posteriormente dos saques e transferências pelo mês de nascimento dos beneficiários foi uma medida adotada para evitar aglomerações nas agências dos bancos e lotéricas. Já os integrantes do Bolsa Família sacam o benefício conforme o calendário habitual do programa, seguindo o NIS.

O governo federal disponibilizou uma ferramenta para consulta ao resultado da análise do Auxílio Emergencial, clique aqui para acessar

Como pedir o auxílio 
Os trabalhadores podem pedir das seguintes formas: 
Clique aqui para acessar pelo site 
Clique aqui para baixar o aplicativo para celulares Android 
Clique aqui para baixar o aplicativo para iOS (celulares Apple)

O aplicativo e o site devem ser usados pelos trabalhadores que forem Microempreendedores Individuais (MEIs), trabalhadores informais sem registro e contribuintes individuais do INSS.
Aqueles que já recebem o Bolsa Família ou que estão inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) não precisam se inscrever pelo aplicativo ou site. O pagamento será feito automaticamente.

O Setor Bolsa Família/CadÚnico está funcionando para situações emergenciais de 08 às 14h, na rua Rodrigues Maia, 490, Angélica - Telefone: 3769-8119.

Nenhum comentário:

Postar um comentário