30 julho 2021

Realizada a XIII Conferência Municipal de Assistência Social

O Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), realizaram na manhã desta sexta-feira (30/07), a XIII Conferência Municipal de Assistência Social com o tema: “Assistência Social: Direito do Povo e Dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social”.
A abertura se deu com os pronunciamentos de Cinara Patrícia, representante dos trabalhadores da área, Nayara Georgia, representante dos usuários, Pastor Angelino, representante da Câmara Municipal, Magna Cupertino, Secretária Municipal de Desenvolvimento Social e também representando o prefeito municipal, e Aline Gonzaga, presidente do CMAS.
Composição da mesa


Além de reafirmar o papel da Assistência Social como política garantidora de direitos e da urgente necessidade de dar visibilidade a esta contribuição para a sociedade brasileira, o tema da Conferência traz os usuários para o centro do debate. Nesse sentido, a XIII Conferência Municipal dá continuidade à perspectiva adotada pelo II Plano Decenal de eleger os usuários, sua realidade de vida, direitos e demandas de acesso, como centro do debate e do planejamento da política de Assistência Social.
O tema central da conferência foi explanado pelo
Secretário executivo do COGEMAS, Paulo Henrique

O evento, que este ano foi realizado de forma hibrida - na Câmara Municipal seguindo todos os protocolos sanitários e virtualmente através do canal da SMDS no youtube, contou com participação de autoridades, representantes de usuários da Assistência Social, conselheiros municipais, membros da sociedade civil, representes dos trabalhadores da área e de entidades, onde foi realizado um debate para avaliação da Política de Assistência Social e proposição de novas diretrizes, no sentido de consolidar e ampliar os direitos socioassistenciais dos seus usuários.

Após as discussões, os temas dos cinco eixos foram apresentados em plenária, originando as deliberações da conferência.

Por fim, foram escolhidos os delegados que representarão o município na Conferência Estadual.


A equipe SMDS, agradece à Câmara Municipal pela cessão do espaço, Paulo Henrique pela brilhante palestra e Kátia Matos, que realizou o cerimonial.


Íntegra da conferência


Nenhum comentário:

Postar um comentário