29 maio 2023

Projeto Intergeracional “Educação Financeira na Terceira Idade”

O Centro de Convivência do Idoso – Ser Maior – em parceria com o SENAC / Projeto Jovem Aprendiz, está realizando o Projeto Intergeracional “Educação Financeira na Terceira Idade”, com o objetivo de proporcionar aos usuários do SER MAIOR conhecimentos sobre Organização Financeira e o correspondente impacto em sua qualidade de vida. A ausência da organização financeira na rotina da pessoa idosa pode acarretar em transtornos emocionais, sobretudo ansiedade e depressão, o endividamento pode agravar a situação de quem já possa estar vivenciando dificuldades ou outras doenças acarretadas pelo processo de envelhecimento. A conscientização dessa prática pode ser um grande elemento para a prevenção da violência financeira ou patrimonial ( Estatuto – Lei 10.741/2003).

Inicialmente foi realizado uma sensibilização dos jovens pelas técnicas do Centro de Convivência do Idoso, Renata Fernanda, psicóloga e Eliete Braga Pereira, coordenadora e assistente social, com a intenção de apresentá-los o setor e para que a interação aconteça dentro da proposta de “fortalecimento de vínculos”. Espera-se também construir conhecimentos sobre a importância da vinculação afetiva para saúde emocional nas gerações envolvidas no projeto.

Logo após os adolescentes sob supervisão da professora responsável Silvana Silva Rezende Teixeira e a equipe técnica do “Ser Maior” fizeram algumas abordagens junto aos idosos para coletar informações com a aplicação de um questionário.

Os aprendizes irão consolidar as pesquisas realizadas e gerar gráficos para análise dos dados. De posse dos dados e já conhecendo o contexto da população pesquisada, os aprendizes estarão desenvolvendo ferramentas de controle financeiro, que serão apresentadas no fechamento do projeto, através de uma oficina junto aos idosos, prevista para Junho/23.


Nenhum comentário:

Postar um comentário