20 outubro 2023

SMDS participa do Plano de Contingência do município durante o período chuvoso


A Defesa Civil do município apresentou na manhã de 17 de outubro, o Plano de Contingência para o período chuvoso, que compreende o período de outubro deste ano a março de 2024. O gerente Vagner Valentino, representou a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) nesse encontro.

O plano, que contempla uma rede de assistência de urgência e emergência, tem como principal objetivo traçar os procedimentos a serem adotados de imediato pelos órgãos e entidades envolvidas para dar suporte em casos de sinistros a fim de obter resposta rápida a emergências e desastres relacionados a eventos naturais.

Uma escala de sobreaviso é mantida durante finais de semana, feriados, Natal, Ano Novo e etc. A ação garante que os serviços de emergência sejam prestados continuamente, sem que o município fique desguarnecido durante este período. Os servidores Aline Gonzaga, Tatiana Borges e Vagner Valentino fazem parte desta escala, representando a SMDS

As ações da Secretaria se concentram no gerenciamento de donativos, cadastros de pessoas e aluguel social. A atuação será somente na segunda etapa do plano, em ações setoriais de "Respostas", cabendo a outros órgãos a parte primária de prevenção,  compreendida de abril a setembro.  A Defesa Civil já possui um estoque de emergência de colchões,  cobertores, lonas etc. As opções de abrigo no município atualmente são: Poliesportivo, Parque de exposições, e Polo UAB, entre outros. Já o ponto de comando, se necessário, será o prédio da prefeitura. A equipe da Defesa Civil tem já mapeado os pontos críticos da cidade, e em caso de emergência será comunicado aos órgãos que compõem o Plano. De acordo com dados estáticos apresentados no encontro, janeiro, seguido de dezembro, são os meses com maior índice pluviométrico.

Contemplam o Plano o Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar, Tiro de Guerra, Guarda Municipal, Defesa Civil,  Departamento de Trânsito, e Secretarias Municipais de Desenvolvimento Social, Defesa Social, Obras, Saúde, e Educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário