26 julho 2013

Suas completa 8 anos e avança para universalizar proteção social

O Sistema Único de Assistência Social (Suas) completa, neste mês de julho, oito anos. Criado em 2005 e transformado em lei em 2011, ele construiu um novo conceito para a proteção social no Brasil, consagrando-a como responsabilidade do Estado e direito do cidadão, conforme prevê a Constituição Federal. Reconhecido como exemplo internacional, o Suas coleciona avanços e conquistas importantes e avança para atingir a sua meta principal: levar a proteção social a todos os municípios brasileiros e ampliar, em cada um deles, a cobertura dos serviços.
Nos últimos 10 anos, o volume de recursos destinados à assistência social saltou de R$ 6,5 bilhões, em 2002, para R$ 56,5 bilhões, no final de 2012. Esta ampliação se deve também aos investimentos no país para a implantação do Suas. Nestes oito anos, a fatia destinada à política de assistência no orçamento da seguridade social passou de 7%, em 2005, para 11% em 2013.
O objetivo do MDS é levar, até o final do ano, os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) para os 5.570 municípios brasileiros. No final de 2012, o Brasil já contava com uma rede expressiva de serviços apoiados pelo ministério: 7.446 Cras, em 5.460 municípios, 2.216 Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) e 153 Centros POP, voltados ao atendimento das pessoas em situação de rua. 
O investimento na estratégia de busca ativa e nos serviços volantes de assistência social também têm sido reforçados. No total, o Suas tem 1.205 equipes volantes, vinculadas aos Cras e apoiadas pelo MDS, que trabalham no atendimento e acompanhamento das famílias que vivem nas áreas mais isoladas.
Além da expansão da rede socioassistencial, o MDS busca, também, aumentar a quantidade de famílias atendidas pelos serviços de proteção social. “Nossa meta é ampliar em 45%, no período de quatro anos, a cobertura das famílias em situação de vulnerabilidade e risco”, informa a diretora do Departamento de Gestão do Suas, Simone Aparecida Albuquerque. Ela destaca a profissionalização do atendimento prestado às famílias pelos mais de 500 mil trabalhadores do Suas nos municípios, estados e Distrito Federal.

Fonte: MDS