13 maio 2021

18 de maio: Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes


O dia 18 de maio foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, data determinada oficialmente pela Lei 9.970/2000, em memória à menina Araceli Crespo, de 08 anos de idade, que foi sequestrada, violentada e assassinada em 18 de maio de 1973. Portanto, o Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes incentiva que em todo o Brasil sejam realizadas ações que visem alertar toda a sociedade sobre a necessidade da prevenção à violência sexual.
Diariamente crianças e adolescentes são expostos a diversas formas de violência nos diversos ambientes por eles frequentados. Dessa forma, a família, a sociedade e o poder público, devem ser envolvidos na discussão e nas atividades propostas em relação à prevenção ao abuso e exploração sexual, alertando principalmente que as vítimas, em sua grande maioria, não tem a percepção do que é o abuso sexual.
A violência sexual de crianças e adolescentes pode ocorrer em várias idades (incluindo bebês), e em todas as classes sociais, podendo ser de várias formas, como:
  • abuso sexual: a criança é utilizada por adulto, ou até um adolescente, para praticar algum ato de natureza sexual;
  • exploração sexual: usar crianças e adolescentes com propósito de troca ou de obter lucro financeiro ou de outra natureza em turismo sexual, tráfico, pornografia, ou também em rede de prostituição.



Tendo em vista o contexto pandêmico, não será possível quaisquer ações de cunho presencial. Desse modo, a equipe CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), vem divulgar um áudio confeccionado pela Ana Paula, psicóloga da nossa equipe (abaixo), que traz, de maneira mais didática, explicações sobre as formas de abuso e exploração e os locais de atendimento às vítimas.
O CREAS realizou uma parceria com as escolas municipais e estaduais de Conselheiro Lafaiete e, durante as aulas remotas, os/as professores/as divulgarão para os alunos este áudio, além de vídeos educativos selecionados para cada faixa etária e também atividades pedagógicas confeccionadas pela equipe do CREAS.



COMO DENUNCIAR:


Conselho Tutelar
Endereço: Rua: Dom Silvério, 353, Museu - Telefone: 3769-2606 / plantão: 98439-5622 

CREAS
Endereço: Rua Barão de Suassui, 359A, Santa Efigênia- Telefone: 3721-1625

Nenhum comentário:

Postar um comentário