18 maio 2022

18 de Maio é "Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes"

O dia 18 de Maio - "Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes", instituído pela Lei Federal 9.970/00, é uma grande conquista. Todos os dias devemos trabalhar no combate do abuso da exploração sexual de nossas crianças e adolescentes. Entretanto, o dia 18 de maio é uma data especial dedicada a este assunto, em que toda a sociedade trabalha com o objetivo de sensibilizar, informar e convocar todos a agirem em prol da defesa dos direitos sexuais de nossos pequeninos.

Este ano está data completa 22 anos desde que entrou em vigor por meio de poder de lei. E 32 anos do ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente, que possui o conjunto de normas do ordenamento jurídico brasileiro que tem como objetivo a proteção integral da criança e do adolescente, aplicando medidas e expedindo encaminhamento para o juiz. 

É o marco legal e regulatório dos direitos humanos de crianças e adolescentes. SE VOCÊ VIU, OU OUVIU ALGO, CONTRA CRIANÇA E ADOLESCENTE, FIQUE ATENTO. PROTEJA. DENUNCIE. LIGUE 100.
Não deixe que isso acabe com uma vida, "HÁ SE VOCÊ SE CALA, VOCÊ CONSENTE!". A violência sexual tira a cor da vida.

Por mais que a criança e o adolescente cresçam as marcas da violência/abuso estarão lá. O  Conselho Tutelar e o CREAS - Centro de Referência Especializado de Assistência Social, estão de mãos dadas por esta causa, que como já dito, deve ser trabalhado todos os dias, e que VOCÊ cidadão, é sim, um aliado para que este Crime não destrua a infância de Crianças e Adolescentes. DENUNCIE DISCANDO 100, ou procure o Conselho Tutelar de nosso Município e para contato ligue  (31) 99239-4100. Além disso, você pode procurar também o CRAS ou o CREAS.

ABUSO SEXUAL vs. EXPLORAÇÃO SEXUAL
Abuso sexual: o adulto utiliza o corpo de uma criança ou adolescente para sua satisfação sexual. As crianças, devido ao seu estágio de desenvolvimento, não são capazes de entender o contato ou resistir a ele, e podem ser psicológicas ou socialmente dependentes do ofensor.

Exploração sexual: quando se paga para ter sexo com pessoas de idade inferior a 18 anos. Tanto o abuso quanto a exploração sexual são crimes de violência sexual.


Nenhum comentário:

Postar um comentário