Parque Tecnológico de Viçosa |
O Gerente de Promoção Humana, Vagner Valentino e o funcionário referência da Vigilância socioassistêncial, Adriano Luiz, participaram hoje da IV Semana de Ciência e Tecnologia do tecnoPARQ - Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Social no Parque Tecnológico da Universidade Federal de Viçosa.
Após a abertura do evento foi proferida a palestra "Balanço da Implantação da Vigilância Socioassistencial em Minas Gerais" pela Superintendente de Capacitação, Monitoramento, Controle e Avaliação de Políticas de Assistência Social da SEDESE, Isabela de Vasconcelos Teixeira. Logo depois o Diretor Executivo da empresa Jungleti, Igor Guadalupe apresentou o GESUAS, sistema de informação integrado para a gestão do Sistema Único de Assistência Social - SUAS. O sistema seguiu a padronização do RMA, Relatório de Atendimento Mensal dos CRAS e CREAS e do prontuário do SUAS. Tem o objetivo de registrar e compartilhar as informações com a rede socioassistencial, de acordo com as proteções sociais e suas especificidades. O GESUAS, que segundo Igor, foi criado a partir de pesquisa feita com materiais como: orientações técnicas, tipificação socioassistencial, politica nacional entre outros, já foi implantado em 50 municípios brasileiros e 9 estados.
As principais funcionalidades do sistema, que está licenciado para universidade, são: contém todas as informações do prontuário SUAS, fornece registro para acompanhamento PAIF, agendamento de atendimentos, alerta de ofícios/encaminhamentos, gera o RMA e SIMSUAS automáticamente, identifica vulnerabilidades e riscos por bairro, importa a base do CadÚnico e gera gráficos a partir dos dados coletados.