O prefeito de Lafaiete, Mário Marcus (DEM) conheceu na quinta-feira, dia 26/01, a APAC – Associação de Proteção e Assistência aos Condenados, que funciona no bairro Sion.
O prefeito e o vereador Pedrinho ouviram explicações do diretor, Marco Antônio |
Dr. Paulo Roberto, Juiz de Direito da 2ª vara criminal e de Execuções Penais, que acompanhou o prefeito destacou o trabalho voluntário do Major Marco Antônio e de Ana Paula Mesquita, ambos coordenadores da APAC.
Mão de obra
Mário Marcus comentou sobre a visita durante programa institucional da prefeitura, que foi ao ar pela rádio Carijós nesta quinta-feira (26) e acenou com a possibilidade de ampliar uma parceria entre a APAC e a prefeitura, como aproveitamento da mão-de obra dos que cumprem lá suas penas. ”Creio que seria bom para as duas partes”, comentou.
Uma das possibilidades seria usar esta mão-de-obra para a fabricação de manilhas para atender as necessidades da Secretaria de Obras.
APAC
Associação de Proteção e Assistência ao Condenado – APAC – é uma entidade civil de direito Privado, sem fins lucrativos, com personalidade jurídica própria, dedicada à recuperação e reintegração social dos condenados às penas privativas de liberdade. Ela figura como forma alternativa ao modelo prisional tradicional, promovendo a humanização da pena de prisão e a valorização do ser humano.
Na APAC, diferentemente do sistema carcerário comum, os próprios presos são corresponsáveis pela sua recuperação, tendo assistência espiritual, social, médica, psicológica. Em algumas cidades os presos têm acesso a cursos profissionalizantes, oficinas de arte e outras atividades que contribuem para a reinserção social.
Fonte: Fato Real