Na tarde de quinta-feira (30.03), aconteceu no edifício Minas, da Cidade Administrativa, a Oficina de Validação do Caderno de Orientação sobre a Vigilância Socioassistencial de Minas Gerais. O caderno será parte do material pedagógico utilizado nas aulas do curso “Introdução a Atualização em Vigilância Socioassistencial do Suas”, a ser oferecido por meio do Capacita Suas, Eixo 2 do Programa Qualifica Suas, da Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social.
O material foi apresentado para representantes da Associação Mineira de Municípios (AMM), Cogemas, Fundação João Pinheiro, UFMG, PUC Minas, Ceas e gestores e técnicos municipais de assistência social, que apresentaram sugestões ao conteúdo preliminar. As contribuições serão incorporadas ao material, que vai ser consolidado pela Sedese e lançado no mês de maio, durante Seminário da Vigilância Socioassistencial, realizado pela secretaria, juntamente com a AMM.
O caderno está sendo elaborado com o intuito de abarcar as especificidades sobre vigilância socioassitencial para os municípios de Minas Gerais, e assim minimizar as dificuldades enfrentadas no processo de implementação da vigilância socioassistencial.
“O Caderno é a materialização das estratégias adotadas pela Sedese para o processo de qualificação e para que a gente consiga alcançar, cada vez mais, novos patamares de qualidade no Suas em Minas Gerais” afirmou uma das profissionais responsáveis pelo conteúdo do caderno, Luiza Costa.
Capacita Suas
O curso de Introdução a Atualização em Vigilância Socioassistencial do Suas será destinado a profissionais da assistência social, em especial aos trabalhadores do Suas que atuam na rede socioassistencial governamental e não governamental, como gestores, técnicos e conselheiros. Ele faz parte da segunda fase de capacitação do Capacita Suas, que acontece neste ano e também em 2018.
Fonte: SEDESE