07 fevereiro 2018

Ipea lança Atlas da Vulnerabilidade Social

Concebido como uma ferramenta simples e amigável de disponibilização de informações, a plataforma do Atlas da Vulnerabilidade Social possibilita a consulta, em diversos formatos de dados sobre a temática da vulnerabilidade social, estimulando e facilitando a produção de análises e informações para os mais diversos perfis de usuários.
A plataforma oferece um panorama da vulnerabilidade e da exclusão social dos municípios, estados e regiões metropolitanas. Sua relevância vem justamente da capacidade de fornecer informações sobre a unidade político-administrativa mais próxima do cotidiano dos cidadãos: o município. Além disso, o AVSn permite conhecer as desigualdades a nível intramunicipal das diversas espacialidades de uma mesma região metropolitana. 

PARA QUE SERVE O ATLAS?
O objetivo do Atlas da Vulnerabilidade Social é instrumentalizar a sociedade, oferecendo instrumentos de análise e compreensão das desigualdades socioespaciais. A democratização de informações no âmbito municipal e metropolitano contribui para o fortalecimento das capacidades locais, o aprimoramento da gestão pública e o empoderamento dos cidadãos brasileiros por meio da ampliação do conhecimento sobre a sua realidade.
O Atlas colabora na consolidação de um diálogo informado e embasado sobre pobreza a partir de um conceito cada vez mais em pauta em se tratando de políticas públicas – a Vulnerabilidade Social. O AVS é, portanto, um instrumento de estímulo ao uso de dados socioeconômicos para a análise da nossa sociedade.
O Atlas é um instrumento que confere transparência para análise de temas sociais relacionados aos processos de desenvolvimento. O retrato fornecido pela ferramenta ajuda no acompanhamento dos caminhos trilhados pelo país nos últimos 20 anos e ainda permite realizar leituras de tendências para melhor traçar o futuro.
PARA QUEM É O ATLAS?
  • Gestores estaduais e federais: Os gestores das políticas federais e estaduais encontram no Atlas uma forma concisa de identificar regiões que precisam da intervenção de programas, políticas setoriais e territoriais e ações específicas.
  • Atores municipais: O Atlas fornece - tanto à administração pública quanto à sociedade civil local - um apoio ao diagnóstico dos principais desafios municipais, instrumentalizando o gestor e ampliando o espaço participativo da sociedade.
  • Pesquisadores: A análise comparativa das conjunturas municipais e metropolitanas e sua evolução ao longo dos anos por meio de indicadores selecionados contribuem para o estudo das políticas públicas por pesquisadores, ao identificar programas e experiências bem-sucedidas e replicáveis, bem como o mapeamento de desafios e oportunidades territoriais.
  • Sociedade civil e setor privado: O Atlas orienta a sociedade civil e o setor privado em suas ações voltadas ao desenvolvimento brasileiro, incluindo a alocação de recursos e a definição do público-alvo de suas iniciativas.
  • Cidadãos: O acesso a informações claras e concisas estimula a participação social, tornando os cidadãos brasileiros cada vez mais protagonistas de sua própria realidade e de seu futuro.
Para saber mais, acesse: http://ivs.ipea.gov.br/index.php/pt/