Concebido como uma ferramenta simples e amigável de disponibilização de informações, a plataforma do Atlas da Vulnerabilidade Social possibilita a consulta, em diversos formatos de dados sobre a temática da vulnerabilidade social, estimulando e facilitando a produção de análises e informações para os mais diversos perfis de usuários.
A plataforma oferece um panorama da vulnerabilidade e da exclusão social dos municípios, estados e regiões metropolitanas. Sua relevância vem justamente da capacidade de fornecer informações sobre a unidade político-administrativa mais próxima do cotidiano dos cidadãos: o município. Além disso, o AVSn permite conhecer as desigualdades a nível intramunicipal das diversas espacialidades de uma mesma região metropolitana.
PARA QUE SERVE O ATLAS?
O objetivo do Atlas da Vulnerabilidade Social é instrumentalizar a sociedade, oferecendo instrumentos de análise e compreensão das desigualdades socioespaciais. A democratização de informações no âmbito municipal e metropolitano contribui para o fortalecimento das capacidades locais, o aprimoramento da gestão pública e o empoderamento dos cidadãos brasileiros por meio da ampliação do conhecimento sobre a sua realidade.
O Atlas colabora na consolidação de um diálogo informado e embasado sobre pobreza a partir de um conceito cada vez mais em pauta em se tratando de políticas públicas – a Vulnerabilidade Social. O AVS é, portanto, um instrumento de estímulo ao uso de dados socioeconômicos para a análise da nossa sociedade.
O Atlas é um instrumento que confere transparência para análise de temas sociais relacionados aos processos de desenvolvimento. O retrato fornecido pela ferramenta ajuda no acompanhamento dos caminhos trilhados pelo país nos últimos 20 anos e ainda permite realizar leituras de tendências para melhor traçar o futuro.
PARA QUEM É O ATLAS?
Para saber mais, acesse: http://ivs.ipea.gov.br/index.php/pt/