23 abril 2018

Prefeitura de Lafaiete inaugura Praça CEU com grande participação e apoio popular

Na última sexta-feira, 20/04, a Prefeitura de Conselheiro Lafaiete entregou à população, totalmente concluída, mais uma obra que se encontrava paralisada há diversos anos, a Praça CEU – Centro de Artes e Esportes Unificados, localizado no Bairro Rochedo. A inauguração foi realizada com a presença de autoridades e uma expressiva participação de moradores dos diversos bairros que estão no entorno da praça e de outros locais da cidade. 
O senhor Alfredo Bertini, Secretário de Infraestrutura do Ministério da Cultura enalteceu o esforço da Prefeitura em retomar e concluir esta obra que já se arrastava desde 2010. Ele destacou que no Brasil existem mais de trezentos projetos ainda paralisados que a Praça CEU de Conselheiro Lafaiete é a de número 157 a ser inaugurada. Ele muito elogiou a beleza e capricho do local e destacou que a preservação e sustentabilidade deverão ser compartilhadas entre a prefeitura e a população. Explicou que o investimento foi do governo federal, mas a manutenção é da prefeitura e população. “Cuidem, zelem por este espaço, pois cultura, esporte e lazer são capazes de transformar a sociedade”, concluiu.
Dr. Marco Antônio Vice-prefeito de Conselheiro Lafaiete disse que Lafaiete está de parabéns pela conquista deste novo espaço a ser utilizado pela população. Lembra que a responsabilidade deverá ser tanto da prefeitura na manutenção do espaço quanto da sociedade que deverá usá-lo com zelo. “A função desta praça é criar responsabilidade nas pessoas para que elas sejam cidadãs de verdade cuidando de tudo o que é nosso. Se cada um cuidar da porta de sua casa, cuidar de seu bairro a cidade fica muito melhor e vai depender muito menos da prefeitura. Nós somos responsáveis por nossa cidade, então nós somos responsáveis por esta praça. Parabéns prefeito, parabéns a toda a equipe pela luta incansável para a conclusão desta obra e tenho a certeza que nós vamos conseguir muito mais”, destacou.



Ao se pronunciar o Prefeito Mário Marcus não conteve a enorme satisfação e emoção ao entregar esta obra para a população da cidade. “É uma alegria muito grande estar aqui hoje como prefeito da cidade entregando mais esta obra que estava há anos paralisada em Conselheiro Lafaiete como tantos outras que estavam paralisadas e nós estamos retomando, concluindo e entregando novamente para o povo”. Ressaltou que desde o início do governo a administração dedicou todos os esforços para a conclusão da obra que exigiu muito para a superação das dificuldades devido ao tempo que estava parada. Comentou que a obra foi entregue completa como descrita no convênio, incluindo o AVCB, documento do corpo de bombeiros que garante a utilização com segurança para todos. Em seguida citou o Sr. Oromar Salomé de Miranda cujo nome fora escolhido pela comunidade para denominar a Praça e agradeceu a presença de seus familiares. Em nome do município agradeceu aos representantes do Ministério da Cultura pelo apoio, ao representante da Caixa Econômica Federal pelo auxílio durante as fases do convênio, aos secretários municipais que contribuíram e a toda a esquipe de servidores municipais pelo trabalho desempenhado. Ao finalizar sua fala o Prefeito Mário Marcus conclamou a todos que façam um bom uso do espaço e que continuará de dedicando para a cidade esteja cada melhor.
Participaram da mesa do e honra, junto ao Prefeito, o Vice-prefeito Dr. Marco Antônio, Sr. Alfredo Bertini do Ministério da Cultura, Sr. Aníbal Macedo, da Secretaria de Estado da Cultura, O Deputado Estadual Glaycon Franco, o Vereador Darcy José de Souza, Sr. Francisco Martins da Caixa Econômica Federal, Sargento Carlos Eduardo Macedo Instrutor do TG, Capitão Henrique do 31º BPM e a Sra. Magna Cupertino, Secretário de Desenvolvimento Social.
Após os pronunciamentos a Secretária de Desenvolvimento Social, Magna Cupertino, juntamente com o Prefeito Mário Marcus realizou uma singela homenagem aos familiares do Sr. Oromar Salomé de Miranda na pessoa de sua esposa Sra. Maria Efigênia e de seu filho Vander. Em seguida foi realizado o descerramento da placa inaugural e da moldura com a foto do Sr. Oromar com a participação das autoridades presentes e dos familiares do homenageado.



Histórico da Praça CEU
As Praças CEU – Centro de Artes e Esportes Unificados integram num mesmo espaço programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços sócio assistenciais, políticas de prevenção à violência e de inclusão digital, para promover a cidadania em territórios de alta vulnerabilidade social das cidades brasileiras.
A praça pressupõe a integração entre diversos setores das políticas públicas: cultura, assistência social, educação e esportes.
Para a implantação da Praça CEU Oromar Salomé, foram fornecidos pelo Ministério da Cultura os projetos arquitetônicos de referência, desenvolvidos por uma equipe multidisciplinar e interministerial, tendo sido escolhido como modelo para Conselheiro Lafaiete a praça com dimensão de 3000 m2, que conta com biblioteca, cineteatro para 60 lugares, laboratório multimídia, salas de oficinas, espaços multiuso, Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), além de pista de skate, quadra esportiva coberta, playground e pista de caminhada.
São 12 os bairros diretamente beneficiados pela Praça CEU: Bela Vista, Jardim das Flores, Jardim do Sol, Moinhos, Progresso, Real de Queluz, Rochedo, Santa Clara, Santa Maria, São José, União e Vila Rica.
A gestão dos CEUs acontece através de um Grupo Gestor Tripartite, com representantes do poder público, da sociedade civil organizada e da comunidade, que possuindo regimento e estatuto próprios compartilha ideias para execução de projetos e solução de problemas.
Para potencializar a participação popular na gestão das Praças, foi desenvolvido um plano de mobilização social, promovendo oficinas para sensibilização e capacitação da comunidade, e para a formação e capacitação de gestores locais e lideranças comunitárias, visando o debate sobre as metodologias a serem aplicadas, os desafios a serem enfrentados e mostrando para a comunidade o seu importante papel como co responsável pelo empreendimento, que deve ser usado e cuidado, afim de que possa servir, produzir e alcançar os objetivos para os quais foi idealizado e construído.
A obra foi iniciada em 2012 e um longo caminho de muitas dificuldades foi percorrido por estes seis anos. O exercício de superação galgado até o dia de hoje, foi fruto de um esforço conjunto, da dedicação de várias pessoas de diversos setores e, sobretudo, da consciência politica da atual administração, que tão logo conheceu o projeto, colocou-o como uma de suas prioridades, na retomada das obras que o município havia iniciado. Foram 16 meses de gestão, para declarar concluída esta obra e agora está entregá-la com louvor à população da região do bairro Rochedo, da cidade de Conselheiro Lafaiete, que se torna, num universo de 853 municípios mineiros, a 21ª cidade a possuir esse espaço público.

Fonte: PMCL