14 abril 2021

Ações para população de rua no primeiro trimestre de 2021


O Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua – Centro POP e o Serviço de Abordagem Social continuam realizando atendimentos presenciais e abordagens no contexto das ruas aos usuários de acordo com as demandas.

No primeiro trimestre deste ano, os serviços mantiveram a mesma organização de atendimentos aos usuários considerando o momento de pandemia e sempre propondo estratégias que buscam fomentar a construção ou reconstrução de novas trajetórias de vida, respeitando as escolhas dos usuários e as suas especificidades, contribuindo com o processo de saída das ruas, através de um trabalho articulado com a rede socioassistencial, demais políticas públicas e com os órgãos de defesa de direitos. Os cuidados e a atenção ao uso de máscaras e álcool gel foram redobrados incluindo orientações incisivas aos usuários.

O serviço de Abordagem Social, atendeu todas as demandas solicitadas, realizando abordagens nos pontos críticos do município e encaminhando os usuários para a rede socioassistencial, serviço de saúde incluindo CAPS e Centro POP. Para garantir a execução das atividades o serviço contou com o apoio de estagiárias do curso de Serviço Social que acompanharam a técnica de referência nas abordagens e ações.

Durante todo o período de referência (janeiro/2021 a março/2021) o Centro POP realizou atendimentos presenciais oriundos de demandas espontâneas ou encaminhamentos da rede socioassistencial e sociedade em geral. As ações foram continuas sedo realizados encaminhamentos, emissão de passagens, busca familiar, encaminhamentos e articulação com a rede socioassistencial e a rede de saúde.

No mês de janeiro/2021 a oferta de banho, lanche, lavagem de roupas e guarda de pertences foram suspensos, devido a pandemia. Em fevereiro/2021 a equipe de trabalho considerou as frequentes demandas e retornou com a oferta de lanche e banho com a metodologia de controle de entrada dos usuários e observando as normas de prevenção a COVID-19. Não sendo permitida a lavagem de roupas e guarda de pertences. Já no mês de março considerando o agravo da pandemia no município e a onda roxa, a oferta de banho foi novamente suspensa, o lanche mantido bem como os serviços relacionados ao acompanhamento e atendimento técnico aos usuários.

Dados de jan/2021
Contudo, o setor busca sempre novos manejos e estratégias para atender os usuários e acompanha-los em suas necessidades. Certamente os casos atendidos e acompanhados são cada vez mais complexos, porém o enfrentamento desta realidade já faz parte do escopo de atuação do Setor e de sua missão frente as políticas públicas de Assistência Social e a pandemia reforça a essencialidade do trabalho em prol a população de rua.

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