03 maio 2021

CRAS fazem balanço do primeiro trimestre do ano

Foram realizados pelas equipes dos CRAS (Centros de Referência de Assistência Social), atendimentos presenciais e por telefone focados no acolhimento e na escuta técnica, conforme preconiza o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), com vistas ao fortalecimento de vínculos familiares e comunitários e à ampliação dos direitos sociais. A técnica e assistente social do CRAS Unidade III, Michele Lima, revela que foram realizados atendimentos individuais, acompanhamentos familiares, visitas domiciliares, articulações e encaminhamentos dos usuários a rede socioassistencial (Cadastro Único, SINE, CREAS, Conselho Tutelar, PSFs, Instituto São Dimas, APAE e outros), orientações e conscientização dos usuários sobre as medidas de prevenção ao coronavírus, com o incentivo ao uso e a distribuição de máscaras, reuniões internas de discussão de casos, bem como a participação de forma remota dos técnicos nas reuniões do Ministério Público e da Rede de Atenção Psicossocial.


Intervenções da equipe técnica
Os atendimentos realizados pela pedagoga voltados as orientações pedagógicas, relacionadas à abordagem, rotina de estudo e incentivo pedagógico, tendo em vista as limitações das famílias diante do ensino remoto, demandando, portanto, articulações frequentes com a SEMED e o setor pedagógico, SRE CL e escolas da rede municipal e estadual de ensino. Os atendimentos realizados pela psicóloga com vistas a orientação sobre os cuidados em saúde mental, sobretudo, em como lidar com a ansiedade e com as mudanças na rotina advindas do distanciamento social. Os atendimentos da Assistente Social relacionados as orientações aos beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e do Bolsa família, e da atenção voltada a solicitação do Benefício Eventual de Cesta Básica e do BPC, visto que com o agravamento da pandemia e do desemprego, observamos a crescente requisição por tais benefícios. E também as ações realizadas pela orientadora social, no que tange ao contato telefônico regular com os usuários das oficinas de Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), na busca pela manutenção do vínculo e levantando de possíveis demandas de atendimentos para os técnicos, a informatização dos dados referentes as solicitações de benefícios eventuais e a confecção de máscaras de TNT para uso dos usuários do CRAS. Importante ressaltar o empenho de toda a equipe no que tange a busca pela qualidade nos atendimentos, mesmo diante das dificuldades interpostas neste momento pandêmico.

"Os atendimentos aumentaram significativamente, com procura de famílias ao setor por bloqueio de Bolsa Família, para encaminhamento de documentos, orientações sobre auxílio emergencial, encaminhamento para atualização ou inclusão no cadastro único, mas principalmente solicitando benefício eventual de cesta básica. Em nossa área de abrangência, também aumentou a procura por cadastro e solicitação de Benefício de Prestação Continuada, assim como os acompanhamentos referentes aos cadastros realizados, já que o INSS se encontra com atendimento on-line e grande parte das famílias não dispõe de condições ou mesmo conhecimento para acompanhar as situações pela internet",  conta a coordenadora do CRAS Unidade II, Nízia Torres.

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