22 novembro 2024

Conscientização e reflexão marcam o Dia da Consciência Negra no ESF Museu


No dia 21 de novembro, o ESF Museu de Conselheiro Lafaiete promoveu um bate-papo enriquecedor em sua sala de espera, a convite da enfermeira-chefe Fernanda Ribeiro Torres Daniel Mendonça. A ação foi organizada em alusão ao Dia da Consciência Negra, com o objetivo de promover a reflexão e o diálogo sobre questões relacionadas ao racismo e à igualdade racial.

A conversa foi conduzida pela advogada Elidiane Vasconcelos, integrante do CREAS, da SMDS de Conselheiro Lafaiete, e conselheira da Comissão de Promoção da Igualdade Racial da OAB. Durante o encontro, foram abordados temas fundamentais como preconceito, raça, etnia, crimes contra a honra, injúria racial, racismo e as diferenças de tratamento dessas questões no Brasil e nos Estados Unidos ( tendo em vista o alto índice de racismo nos dois países).

Elidiane destacou as fragilidades que ainda persistem no enfrentamento ao racismo e na garantia de igualdade racial, promovendo uma análise comparativa entre os sistemas jurídicos e sociais dos dois países. A palestra também reforçou a importância de conscientizar a população sobre os direitos e deveres relacionados à convivência ética e ao respeito à diversidade.

A atividade foi muito bem recebida pelos presentes, que puderam compartilhar opiniões, tirar dúvidas e refletir sobre o papel de cada cidadão na luta contra o racismo. A ação reafirma o compromisso do ESF Museu e das instituições parceiras em promover espaços de diálogo e sensibilização sobre temas relevantes para a sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário