O governo federal concentra esforços para combater o mosquito Aedes aegypti, agente transmissor da dengue, zika e chikungunya. Entre os dias 20 e 24 de março, será realizada a Semana Nacional de Mobilização da Rede de Assistência Social contra o Mosquito. Durante essa semana, contamos com a Rede de Assistência Social para desenvolver ações que envolvam a comunidade, mobilizando os trabalhadores, os usuários, os beneficiários do Bolsa Família e as lideranças comunitárias. O objetivo é ampliar a conscientização e fortalecer o combate ao mosquito.
As unidades, como os Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), Centros de Referência Especializados da Assistência Social (CREAS), os Centros Pop e as entidades socioassistenciais, devem realizar atividades de mobilização. Entre as sugestões de ação estão: mutirões de limpeza, rodas de conversa, gincanas, produção de murais informativos, atividades lúdicas, palestras, entre outras.
É importante destacar a parceria entre as equipes de Assistência Social e de Saúde, que trabalham integradas, principalmente no atendimento às crianças com Síndrome Congênita do Zika Vírus. Por isso, é interessante que as equipes de saúde – principalmente os agentes comunitários de saúde - sejam convidadas a participar das atividades e a trazer informações sobre a prevenção e o combate ao Aedes.
O combate aos focos do mosquito é a única forma de prevenção da doença.
Registro da ação
Para dar visibilidade às ações desenvolvidas em todo o país durante a Semana Nacional de Mobilização da Rede de Assistência Social contra o Mosquito, a Assessoria de Comunicação do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA) publicará as fotos e relatos das ações realizadas durante a mobilização. Envie para a página do MDSA no Facebook o registro das ações de sua unidade ou de seu município. Contamos com todos vocês!
Fonte: InfoSUAS - MDSA
Fonte: InfoSUAS - MDSA