13 outubro 2014

Lafaiete tem 143 pessoas com deficiência em fase escolar. Programa pretende fortalecer permanência de todos na escola.


A Secretaria de Desenvolvimento Social implementou novamente o Programa BPC na Escola, em parceria com o governo federal. O Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC) conta com um programa de acompanhamento e monitoramento ao acesso e à permanência de pessoas com deficiência nas escolas .O público alvo são  crianças e adolescente entre zero e 18 anos.
Já foram aplicados todos os questionários para identificação das  barreiras para o acesso e permanência na escola das pessoas com deficiência beneficiárias do BPC no município.
Atualmente, a Secretaria está em processo de inserir os dados no sistema do governo federal "BPC na Escola" e posteriormente será feito o acompanhamento dos beneficiários em ação conjuta com as Secretarias Municipais de Educação e Saúde.

O BPC na Escola tem quatro eixos principais: 1) identificar, entre os beneficiários do BPC até 18 anos, aqueles que estão na escola e aqueles que estão fora da escola; 2) identificar as principais barreiras para o acesso e a permanência na escola das pessoas com deficiência beneficiárias do BPC; 3) desenvolver estudos e estratégias conjuntas para superação dessas barreiras; e 4) manter acompanhamento sistemático das ações e programas dos entes federados que aderirem ao programa.