28 agosto 2015

Vulnerabilidade e Proteção Social: Técnicos da Secretaria participam de seminário em BH


As coordenadoras do CRAS Unidade III, Rita de Cássia Verona, e do CRAS Unidade IV, Ana Maria Tavares, juntamente com o responsável pelo Setor de Vigilância Socioassistencial, Adriano Luiz Vieira, participaram pela manhã, no auditório da FAPEMIG,de um importante seminário organizado pela Sedese - MG e pela secretaria-geral da Governadoria, com o tema "Contribuições da abordagem multidimensional para a análise de territórios intramunicipais".
A mesa de abertura contou com a presença do Deputado Estadual André Quintão, secretário de Estado... de Trabalho e Desenvolvimento Social; Helvécio Magalhães, secretário de Planejamento; Glênio Martins, secretário de Desenvolvimento Agrário; Ricardo Sapi, secretário de Estado Adjunto de Esportes; Celeste Souza, subsecretária de Vigilância Sanitária da secretaria de Saúde (Saúde MG); Roberto Rodrigues, Presidente da Fundação João Pinheiro; Evaldo Pereira, presidente da Fapemig e Rodrigo Perpétuo, assessor de Relações Internacionais da secretaria Geral da Governadoria.


Selecionar e construir indicadores que permitam identificar as várias faces da pobreza e elaborar intervenções para reduzir a desigualdade social e regional é o desafio comum a muitos países. Em convergência com a diretriz de governo que busca o desenvolvimento econômico e social sustentável, a Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social, em parceria com a Secretaria Geral da Governadoria, realizou nesta sexta-feira (28) o seminário “Vulnerabilidade e Proteção Social: Contribuição da Abordagem Multidimensional para a Análise dos Territórios Intramunicipais”.
“Este é um momento muito importante para o planejamento em curto e médio prazo” afirmou o secretário André Quintão, também coordenador do Eixo Saúde e Proteção Social, uma das linhas de ação integrante do Plano de Governo. O secretário relembrou os avanços sociais a partir da Constituinte de 1988, mas deixou claro que o horizonte de conquistas é maior. Nele se encontra a ampliação das oportunidades e a garantia de empregos de melhor qualidade, entre outras.
Para o secretário de Estado de Planejamento e Gestão, Helvécio Magalhães, a responsabilidade da Sedese, inserida no contexto dos Fóruns Regionais de Governo, é a coordenação de ações e programas no enfrentamento da pobreza, em todas as suas dimensões. “Esta é a marca do nosso governo, mobilizar as forças produtivas e sociais para este fim”. Helvécio Magalhães anunciou que após a realização da segunda rodada em todos os 17 territórios, o Governo de Minas dará início à construção e implantação de planos de desenvolvimento territoriais a partir do Vale do Jequitinhonha.
Rodrigo Perpétuo, assessor chefe da Assessoria de Relações Internacionais da Secretaria-Geral da Governadoria afirmou que o mundo levou 30 anos para compreender que a sustentabilidade está ligada ao combate à pobreza. “Enfrentar a pobreza é garantir os direitos humanos”, disse, ao se referir aos resultados da Rio+20. “E apesar de vivermos em um mundo com mais tecnologia e novas ferramentas, a questão da desigualdade social no início do século XXI é semelhante à do início do século XX”, explicou.

Fonte: SEDESE