Na estrutura organizacional da Secretaria
Municipal de Desenvolvimento Social, a Gerência de Promoção Humana – GPH, tem um papel meramente burocrático e visa
oferecer apoio ao gestor e demais órgãos da Secretaria, no que se refere as
áreas administrativa, financeira e vigilância social, além de apoio nas áreas de conselho.
Contudo, sua finalidade é
considerada atividade meio, que
influencia diretamente nas metas e objetivos da organização.
Setores que compõem a Gerência de Promoção Humana – GPH
|
|
|
5. Transportes
|
1. Setor Administrativo
As principais atividades do setor são:
controle do patrimônio, gestão de recursos humanos, gerenciamento da frota de
veículos e motoristas, produção, controle, análise e armazenamento de todos os
documentos.
|
Equipe da Secretaria vice campeã da copa do servidor
Programa Prefeito Amigo da Criança realizará diagnóstico no município Outras ações da Secretaria que o Setor auxiliou
*Implementação
dos programas do Plano Plurianual 2014 a 2017 participativo;
*Capacitações
internas e externas, qualifica SUAS; Capacitação permanente – PROCAP;
*Elaboração
dos Planos: Decenal dos Direitos da Criança e do Adolescente e Decenal de
Segurança Alimentar e Nutricional e execução das ações destes. Em fase de
construção os Planos de Assistência Social, dos Direitos da Mulher e Habitação;
*Secretaria
muda oficialmente de endereço;
*Premiação
do Programa Prefeito Amigo da Criança – gestão 2013-2016, proposto pela
Fundação ABRINQ. O programa tem o como objetivo a implementação das Políticas
Públicas para a criança e o adolescente, em conformidade com o Estatuto da
Criança e do Adolescente e encaminhamento de ações;
*Ampliação da equipe técnica da Secretaria com a efetivação de novos
servidores;
*Recepção
funcionando em horário administrativo integral para realizar a triagem;
*Realização de atividades no dia da
Família, 15 de maio, onde levamos todos os serviços da SMDS para a praça e dos
nossos parceiros da rede sócio assistencial e demais datas relacionadas aos
direitos humanos, exemplificando: dia dos direitos dos idosos, dos direitos da
mulher e outros;
*
O almoxarifado está organizado, o controle de entradas e Saídas é atualizado
diariamente;
|
2. Setor
Financeiro/Compras
Setor crucial em qualquer organização, o
setor é responsável pela gestão do FMAS , Fundo Municipal de Assistência
Social, além da realização de pagamentos e transferências, acompanhamento das
verbas de cofinanciamento, extratos e movimentações de todas as contas
vinculadas à Secretaria, realização de pedidos de compras e prestações de
contas, gerenciamento de contratos e convênios e acompanhamento de processos
licitatórios.
|
Municípios pretendem realizar convênio com instituições de acolhimento institucional
Secretaria apresenta ações em reunião intersetorial
Outras ações da Secretaria que o Setor auxiliou
*Acompanhamento
do Orçamento municipal destinado a área da criança e adolescente;
*Diminuição
considerável dos saldos em contas melhorando a execução financeira, inclusive
com reuniões intersetoriais;
*
Busca de recursos financeiros para construção de três CRAS, nos bairros:
Barreira, Vila Resende e São João/Linhazinha, de acordo com as exigências do
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e para a implantação de
mais três CRAS, nos bairros: JK, Paulo VI e Alto da Vista Alegre ou São Dimas,
de acordo com deliberações das três últimas Conferências Municipais de
Assistência Social;
*
Credenciamento para contratação de digitadores objetivando aumento da
pontuação em condicionalidades exigidas pelo Ministério de
Desenvolvimento Social e Combate à Fome-MDS e Secretaria Estadual de
Desenvolvimento Social-SEDESE;
*Adequação
das novas contas de acordo com bloco de financiamento;
*
Migração de contas de água, luz, telefone e internet dos equipamentos
cofinanciados para verba federal;
*Disponibilização
de máquinas de xerox para os Setores;
*Celebração
de convênios para repasse às instituições de acolhimento institucional;
*Realização
de pagamentos realizados através das verbas federal e estadual;
*Movimentação
e acompanhamento das contas do bloco de financiamento federal e estadual;
*Prestação
de contas das verbas federal e estadual;
*
Credenciamento dos oficineiros para realização de oficinas nos
equipamentos.
|
3. Setor
Vigilância socioassistencial
Implantada há um ano, a Vigilância tem como
objetivo a produção e a sistematização de informações territorializadas sobre
as situações de vulnerabilidade e risco que incidem sobre famílias e
indivíduos. Suas principais atribuições são: monitoramento dos sistemas da rede
SUAS, rede Sagsuas e SIMSUAS, preenchimento dos sistemas do MDS: Censosuas,
Plano de ação e CNEAS e gerenciamento do blog institucional.
|
Secretaria capacita servidores sobre sistemas informatizados
Outras ações da Secretaria que o Setor auxiliou
*Implementação
da Vigilância Socioassistencial, é o serviço de inteligência da Secretaria, que
tem como característica analisar as informações das ofertas dos serviços à
população e se estes serviços estão melhorando a vida das pessoas;
*
Monitoramento e avaliação da Política Municipal de Assistência Social;
*
Apoio técnico aos profissionais da rede socioassistêncial municipal ;
*
Preenchimento e atualização dos sistemas da redesuas como: CNEAS, Censo Suas,
suasweb, CadSUAS, SAA, Plano de ação entre outros;
*
Preenchimento e atualização dos sistemas da Sedese simsuas, plano de serviço e
demonstrativo sintético;
*
Monitoramento e atualização dos sistemas da rede Sagsuas municipal como:
relatório mensal de atividades, funcionários/RH, transportes, atendimento ao
usuários entre outros;
*
Envio mensal do público prioritário e mapa de vulnerabilidade aos Setores ;
*Montagem,
configuração e acompanhamento das cartilhas e planos municipais;
*Produção
e envio do boletim interno semanal com as ações da Secretaria;
*Divulgação
dos eventos e notícias da Secretaria através do blog, facebook e
whatsapp;
*Monitoramento
e realização de termos de aceite, a exemplo do Qualifica Suas;
*
Implantação e implementação de sistemas informatizados para gerenciamento dos
serviços.
|
4. Casa dos Conselhos
A Casa é o local onde estão abrigados os
conselhos municipais. Os conselhos vinculados à Secretaria são: Assistência
social, Criança e adolescente, Mulher, Idoso, Habitação, Pessoa com
deficiência, Segurança alimentar e nutricional, Juventude, Antidrogas, Direitos Humanos e Emprego,
trabalho e renda. O conselho se define como uma reunião de diversos atores
vinculados a uma determinada política pública. Juntos, eles refletem sobre a
realidade local, discutem e decidem sobre uma política ou uma determinada
questão.
|
Ações em destaque (clique na notícia)
Reunião da coordenação da Casa com os presidentes dos conselhos Outras ações da Secretaria que o Setor auxiliou
* Manutenção dos Conselhos Municipais, sendo que
na SMDS já conta-se com onze Conselhos implantados e em fase de discussão a
mudança do Conselho de Promoção da Igualdade Racial da Secretaria da
Cultura para Secretaria de Desenvolvimento Social;
* Reuniões bimestrais
com as coordenações de todos os conselhos vinculados à Secretaria;
*Resgate da finalidade da Casa
dos Conselhos, que além de ser coordenada pela Secretaria e pelos presidentes e
presidentas dos Conselhos, para atender apenas os conselhos municipais;
* Destinação de servidora
efetiva do município para secretaria executiva do Conselho Municipal de
Assistência Social;
* Auxílio para processo de
escolha dos conselheiros tutelares;
* Trabalho de mobilização e
conscientização para fortalecimento dos conselhos,
*Realização das Conferências
Municipais e algumas Regionais: Criança e Adolescente, Idoso, Mulher, Pessoa
com Deficiência, Segurança Alimentar e Nutricional, LGBT, Assistência Social e
participação nos demais âmbitos federados e encaminhamento das deliberações das
referidas conferências. |
5. Setor de Transportes
Setor responsável pelo gerenciamento da frota de veículos, escala de
trabalho, plantões e motoristas. As
atividades rotineiras são programação de viagens, acompanhamento da parte
diária, manutenção de veículos, monitoramento de multas e pontos na carteira de
habilitação entre outras.
|
Ações em destaque (clique na notícia)
Reunião visando otimização da frota de veículos Equipe do Setor de Transporte se reúneSecretaria realiza reunião com motoristas |
6. Conselho
Tutelar (parte administrativa)
A Secretaria, através da Gerência de Promoção
Humana, busca disponibilizar ao Conselho tutelar toda infraestrutura necessária
para o trabalho dos conselheiros. Os
Conselhos são criados por lei para garantir que, nos municípios, a política de
atendimento à população infanto-juvenil vai ser cumprida. Estes órgãos devem
ser procurados pela população em caso de suspeita ou denúncia de violação dos
direitos de crianças e adolescentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação,
ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao
respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.
|
Ações em destaque (clique na notícia)
Conselho Tutelar recebe novo veículo Secretaria comemora dia do conselheiro tutelar Conselheiras tutelares passam por capacitação Outras ações da Secretaria que o Setor auxiliou*Otimização do plantão do Conselho Tutelar com atendimento dos motoristas aos fins de semana e feriados;* Remanejamento de servidores para áreas de limpeza e administrativa;*Equipagem do conselho em parceria com os governos estadual e federal com a doação de dois veículos zero km, computadores, impressora e geladeira;*Capacitação e formação para as conselheiras;*Treinamento e liberação do sistema SIPIA. |
Políticas para moradia (Subordinado à Gerência de Jan/13 a abr/15)
Tem a finalidade de atender famílias que
residem, no mínimo dois anos no município, as quais se encontram em risco
eminente de moradia.
Mais moradias e condições dignas aos cidadãos mobilizam as ações do Setor. Para atingir a meta, a SMDS busca parcerias com o governo federal, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil, além de entidades sem fins lucrativos.
Mais moradias e condições dignas aos cidadãos mobilizam as ações do Setor. Para atingir a meta, a SMDS busca parcerias com o governo federal, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil, além de entidades sem fins lucrativos.
Os serviços oferecidos são: doação de material
de construção, liberação de auxílio moradia, regularização fundiária e cadastros
em projetos de moradia.
Principais
ações: Levantamento
de informações para o PMCMV Parque Dom Bosco e Das Palmeiras, reuniões com
jurídico, licitação e Obras para liberação de material de construção, Apoio a
ASTCOL no PMCMV- Entidades, participação em reuniões de regularização
fundiária, elaboração de minuta do projeto de lei de moradia, auxílio para o
conselho municipal de habitação, elaboração de plano de ação para doação de
material de construção, participação ativa na audiência pública do PMCMV,
Divulgação e execução de plano de ação para atualização cadastral do PMCMV,
Busca de parceria para reforma e construção de moradia popular exemplo Projeto
João de Barro e Faculdade Santa Rita – FASAR, Reunião no bairro Jardim Europa
sobre regularização de imóveis.
·
Secretaria participa de reunião na Câmara sobre Benefícios Eventuais e Moradia
Secretaria pretende adequar legislação municipal com tipificação nacional
Secretaria se reune com moradores do Jardim Europa
Agradecimentos
Trabalhar em equipe é saber ser parte de um
todo. É como ser uma parte fundamental de um corpo, mas sabendo que sem corpo
esta parte de nada serve. Ter a capacidade de trabalhar bem em equipe, mostra
humildade, tolerância, inteligência emocional e companheirismo.
Num trabalho em equipe, ficamos mais motivados e comprometidos, afinal uns dependem dos outros, e todos são responsáveis pelas falhas e pelo sucesso. Por isso, o trabalho em equipe deixa todos mais fortes.
Num trabalho em equipe, ficamos mais motivados e comprometidos, afinal uns dependem dos outros, e todos são responsáveis pelas falhas e pelo sucesso. Por isso, o trabalho em equipe deixa todos mais fortes.
Obrigado a todos os membros da Gerência e ao apoio
incondicional da secretária de desenvolvimento social.
“Nenhum de nós é tão
inteligente quanto todos nós juntos”