26 outubro 2016

Gerência de Promoção Humana realiza balanço das atividades

Na estrutura organizacional da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, a Gerência de Promoção Humana – GPH,  tem um papel meramente burocrático e visa oferecer apoio ao gestor e demais órgãos da Secretaria, no que se refere as áreas administrativa, financeira e vigilância social, além de apoio nas áreas de conselho.
Contudo, sua finalidade é considerada atividade meio, que  influencia diretamente nas metas e objetivos da organização.

Setores que compõem a Gerência de Promoção Humana – GPH
    1.    Administrativo
    2.    Financeiro/Compras  

    4.    Casa dos Conselhos
    5.    Transportes
    6.    Conselho Tutelar 




1. Setor Administrativo
As principais atividades do setor são: controle do patrimônio, gestão de recursos humanos, gerenciamento da frota de veículos e motoristas, produção, controle, análise e armazenamento de todos os documentos.

     Ações em destaque (clique na notícia)

     Colaboração para elaborar a cartilha da Secretaria
     

     Equipe da Secretaria  vice campeã da copa do servidor
     

   
       
      Programa Prefeito Amigo da Criança realizará diagnóstico no município

         

          
      Outras ações da Secretaria que o Setor auxiliou
    *Implementação dos programas do Plano Plurianual 2014 a 2017  participativo;
     *Capacitações internas e externas, qualifica SUAS; Capacitação permanente – PROCAP;
    *Elaboração dos Planos: Decenal dos Direitos da Criança e do Adolescente e Decenal de Segurança Alimentar e Nutricional e execução das ações destes. Em fase de construção os Planos de Assistência Social, dos Direitos da Mulher e Habitação;
     *Secretaria muda oficialmente de endereço;
      *Premiação do  Programa Prefeito Amigo da Criança – gestão 2013-2016, proposto pela Fundação ABRINQ. O programa tem o como objetivo a implementação das Políticas Públicas para a criança e o adolescente, em conformidade com o Estatuto da Criança e do Adolescente e encaminhamento de ações;    
     *Ampliação da equipe técnica da Secretaria com a efetivação de novos servidores; 
     *Recepção funcionando em horário administrativo integral para realizar a triagem; 
    *Realização de atividades no dia da Família, 15 de maio, onde levamos todos os serviços da SMDS para a praça e dos nossos parceiros da rede sócio assistencial e demais datas relacionadas aos direitos humanos, exemplificando: dia dos direitos dos idosos, dos direitos da mulher e outros;
     * O almoxarifado está organizado, o controle de entradas e Saídas é atualizado diariamente;



2.   Setor Financeiro/Compras
Setor crucial em qualquer organização, o setor é responsável pela gestão do FMAS , Fundo Municipal de Assistência Social, além da realização de pagamentos e transferências, acompanhamento das verbas de cofinanciamento, extratos e movimentações de todas as contas vinculadas à Secretaria, realização de pedidos de compras e prestações de contas, gerenciamento de contratos e convênios e acompanhamento de processos licitatórios.
     Ações em destaque (clique na notícia)

     Secretaria discute orçamento 
     
Outras ações da Secretaria que o Setor auxiliou

*Acompanhamento do Orçamento municipal destinado a área da criança e adolescente;
*Diminuição considerável dos saldos em contas melhorando a execução financeira, inclusive com reuniões intersetoriais;
* Busca de recursos financeiros para construção de três CRAS, nos bairros: Barreira, Vila Resende e São João/Linhazinha, de acordo com as exigências do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e para a implantação de mais três CRAS, nos bairros: JK, Paulo VI e Alto da Vista Alegre ou São Dimas, de acordo com deliberações das três últimas Conferências Municipais de Assistência Social;
* Credenciamento para contratação de digitadores objetivando aumento da  pontuação em condicionalidades exigidas pelo Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome-MDS e Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social-SEDESE;
*Adequação das novas contas de acordo com bloco de financiamento;
* Migração de contas de água, luz, telefone e internet dos equipamentos cofinanciados para verba federal;
*Disponibilização de máquinas de xerox para os Setores;
*Celebração de convênios para repasse às instituições de acolhimento institucional;  
*Realização de pagamentos realizados através das verbas federal e estadual;
*Movimentação e acompanhamento das contas do bloco de financiamento federal e estadual;
*Prestação de contas  das verbas federal e estadual;
* Credenciamento dos oficineiros para realização de oficinas nos equipamentos. 


3.   Setor Vigilância socioassistencial
Implantada há um ano, a Vigilância tem como objetivo a produção e a sistematização de informações territorializadas sobre as situações de vulnerabilidade e risco que incidem sobre famílias e indivíduos. Suas principais atribuições são: monitoramento dos sistemas da rede SUAS, rede Sagsuas e SIMSUAS, preenchimento dos sistemas do MDS: Censosuas, Plano de ação e CNEAS e gerenciamento do blog institucional.

     Ações em destaque (clique na notícia)
  
      Reunião para capacitação do CNEAS – cadastro de entidades
     
      Capacitação para servidores
     
 Secretaria capacita servidores sobre sistemas informatizados


 Outras ações da Secretaria que o Setor auxiliou

*Implementação da Vigilância Socioassistencial, é o serviço de inteligência da Secretaria, que tem como característica analisar as informações das ofertas dos serviços à população e se estes serviços estão melhorando a vida das pessoas;
* Monitoramento e avaliação da Política Municipal de Assistência Social;
* Apoio técnico aos profissionais da rede socioassistêncial municipal ;
* Preenchimento e atualização dos sistemas da redesuas como: CNEAS, Censo Suas, suasweb, CadSUAS, SAA, Plano de ação entre outros;
* Preenchimento e atualização dos sistemas da Sedese simsuas, plano de serviço e demonstrativo sintético;
* Monitoramento e atualização dos sistemas da rede Sagsuas municipal como: relatório mensal de atividades, funcionários/RH, transportes, atendimento ao usuários entre outros;
* Envio mensal do público prioritário e mapa de vulnerabilidade aos Setores ;
*Montagem, configuração e acompanhamento das cartilhas e planos municipais;
*Produção e envio do boletim interno semanal com as ações da Secretaria;
*Divulgação dos eventos e notícias  da Secretaria através do blog, facebook e whatsapp;
*Monitoramento e realização de termos de aceite, a exemplo do Qualifica Suas; 
* Implantação e implementação de sistemas informatizados para gerenciamento dos serviços. 


           

    

  4. Casa dos Conselhos
A Casa é o local onde estão abrigados os conselhos municipais. Os conselhos vinculados à Secretaria são: Assistência social, Criança e adolescente, Mulher, Idoso, Habitação, Pessoa com deficiência, Segurança alimentar e nutricional, Juventude, Antidrogas, Direitos Humanos e Emprego, trabalho e renda. O conselho se define como uma reunião de diversos atores vinculados a uma determinada política pública. Juntos, eles refletem sobre a realidade local, discutem e decidem sobre uma política ou uma determinada questão.

     Ações em destaque (clique na notícia)

      Reunião da coordenação da Casa com os presidentes dos conselhos
     
     

       Capacitação para conselheiros
     
     

    Outras ações da Secretaria que o Setor auxiliou

     * Manutenção dos Conselhos Municipais, sendo que na SMDS já conta-se com onze Conselhos implantados e em fase de discussão a mudança  do Conselho de Promoção da Igualdade Racial da Secretaria da Cultura para Secretaria de Desenvolvimento Social; 
        * Reuniões bimestrais com as coordenações de todos os conselhos vinculados à Secretaria;
     *Resgate da finalidade da Casa dos Conselhos, que além de ser coordenada pela Secretaria e pelos presidentes e presidentas dos Conselhos, para atender apenas os conselhos municipais;
     * Destinação de servidora efetiva do município para secretaria executiva do Conselho Municipal de Assistência Social;
      * Auxílio para processo de escolha dos conselheiros tutelares;
      * Trabalho de mobilização e conscientização para fortalecimento dos conselhos,  
      *Realização das Conferências Municipais e algumas Regionais: Criança e Adolescente, Idoso, Mulher, Pessoa com Deficiência, Segurança Alimentar e Nutricional, LGBT, Assistência Social e participação nos demais âmbitos federados e encaminhamento das deliberações das referidas conferências.   

     




5.  Setor de Transportes
Setor responsável pelo  gerenciamento da frota de veículos, escala de trabalho, plantões e motoristas. As atividades rotineiras são programação de viagens, acompanhamento da parte diária, manutenção de veículos, monitoramento de multas e pontos na carteira de habilitação entre outras.
      Ações em destaque (clique na notícia)

    Reunião visando otimização da frota de veículos
    

     Equipe do Setor de Transporte se reúne

    

      Secretaria realiza reunião com motoristas 

    


    Outras ações da Secretaria que o Setor auxiliou

      *Contratação de novos motoristas para atender os Setores e o plantão do Conselho Tutelar; 

       *Manutenção da frota de veículos da Secretaria focando a preventiva;

      *Reuniões sistemáticas com os motoristas visando a otimização do serviço;       

      *Foi adotado o procedimento de controle de gasto de combustível de todos os veículos da Secretaria; 

      *Cobranças para terceirização e itens de segurança nos veículos;

      *Processo de implantação do check list dos veículos;  

      *Disponibilização de escala de atendimento visando o planejamento na utilização do serviço.




6.  Conselho Tutelar (parte administrativa)
A Secretaria, através da Gerência de Promoção Humana, busca disponibilizar ao Conselho tutelar toda infraestrutura necessária para o trabalho dos conselheiros.  Os Conselhos são criados por lei para garantir que, nos municípios, a política de atendimento à população infanto-juvenil vai ser cumprida. Estes órgãos devem ser procurados pela população em caso de suspeita ou denúncia de violação dos direitos de crianças e adolescentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.
     Ações em destaque (clique na notícia)

     Conselho Tutelar recebe novo veículo
       
      


Secretaria comemora dia do conselheiro tutelar    


  
      Conselheiras tutelares passam por capacitação
       

     
           

    Outras ações da Secretaria que o Setor auxiliou

    *Otimização do plantão do Conselho Tutelar com atendimento dos motoristas aos fins de semana e feriados; 

      * Remanejamento de servidores para áreas de limpeza e administrativa;

     *Equipagem do conselho em parceria com os governos estadual e federal com a doação de dois veículos zero km, computadores, impressora e geladeira;

     *Capacitação e formação para as conselheiras;

     *Treinamento e liberação do sistema SIPIA.



Políticas para moradia (Subordinado à Gerência de Jan/13 a abr/15)
Tem a finalidade de atender famílias que residem, no mínimo dois anos no município, as quais se encontram em risco eminente de moradia.
Mais moradias e condições dignas aos cidadãos mobilizam as ações do Setor. Para atingir a meta, a SMDS busca parcerias com o governo federal, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil, além de entidades sem fins lucrativos.   
Os serviços oferecidos são: doação de material de construção, liberação de auxílio moradia, regularização fundiária e cadastros em projetos de moradia.
Principais ações: Levantamento de informações para o PMCMV Parque Dom Bosco e Das Palmeiras, reuniões com jurídico, licitação e Obras para liberação de material de construção, Apoio a ASTCOL no PMCMV- Entidades, participação em reuniões de regularização fundiária, elaboração de minuta do projeto de lei de moradia, auxílio para o conselho municipal de habitação, elaboração de plano de ação para doação de material de construção, participação ativa na audiência pública do PMCMV, Divulgação e execução de plano de ação para atualização cadastral do PMCMV, Busca de parceria para reforma e construção de moradia popular exemplo Projeto João de Barro e Faculdade Santa Rita – FASAR, Reunião no bairro Jardim Europa sobre regularização de imóveis.





·     

 

Secretaria participa de reunião na Câmara sobre Benefícios Eventuais e Moradia


Secretaria pretende adequar legislação municipal com tipificação nacional



Secretaria se reune com moradores do Jardim Europa

 


     Agradecimentos

    Trabalhar em equipe é saber ser parte de um todo. É como ser uma parte fundamental de um corpo, mas sabendo que sem corpo esta parte de nada serve. Ter a capacidade de trabalhar bem em equipe, mostra humildade, tolerância, inteligência emocional e companheirismo.
Num trabalho em equipe, ficamos mais motivados e comprometidos, afinal uns dependem dos outros, e todos são responsáveis pelas falhas e pelo sucesso. Por isso, o trabalho em equipe deixa todos mais fortes.
   Obrigado a todos os membros da Gerência e ao apoio incondicional da secretária de desenvolvimento social.



“Nenhum de nós é tão inteligente quanto todos nós juntos”